Arãosófones - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 03/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o filósofo grego Aristóteles, a pólis, espécie de cidade que vivenciou uma das primeiras experiências de democracia na história, objetiva alcançar o bem coletivo. Todos os atos de seus cidadãos e instituições, nessa perspectiva, seriam fundamentados na expectativa (Melhore a retomada/construção de ideias) de se lograr o bem de majoritária parcela da sociedade, tal como ocorre em países e cidades atuais. Desse ponto de vista, as vacinas mostram-se de suma importância para manutenção da ordem social, uma vez que tencionam um bem comum aos seus membros e auxiliam na perpetuação de uma característica intrínseca a quaisquer agrupamentos humanos. (Bom parágrafo de introdução)

Como ressaltaram pensadores contratualistas, tal como Thomas Hobbes, a sociedade civil se estabeleceu através da concessão da liberdade natural de todos os indivíduos ao soberano, que detém, em contrapartida, o dever de protegê-los. Assim, a vacinação dos indivíduos que convinvem em uma sociedade democrática, por exemplo, é um dever das instituições desta, tendo em vista que sem elas patologias mortais podem afligir seus constituintes, engendrando, devido à ineficiência do Estado em auxiliá-los, a ruptura com os direitos e deveres oriundos do contrato social, isto é, valores conhecidos como válidos pelo Estado e pelos indivíduos.

Além disso, as condições de qualidade de vida dos cidadão propiciadas pela vacinação é uma de suas características. Com as vacinas é possível atenuar a incidência ou erradicar enfermidades em determinada localidade (Dê exemplos), fomentando melhorias na saúde populacional e, por conseguinte, atingindo uma necessidade comum a todos seus membros, condições de saúde que propiciem modos de vida aptos à realização de suas atividades. Logo, campanhas de vacinação são importantes para sociedade à medida que garantem a égide da população e que estimulem a possibilidade das instituições sociais lograrem a satisfação de uma necessidade comum a seus integrantes.

As campanhas de vacinação devem, portanto, ser ampliadas, tanto para atingir o bem comum quanto para garantir a legitimidade da relação entre a sociedade civil e o Estado. O Ministério da Saúde deve, desse modo, mitigar, por intermédio de propagandas em redes de comunicação, crenças infundadas acerca das vacinas (Essa discussão precisa ser desenvolvida ao longo do texto), tencionando impedir que tanto os indivíduos que desconhecem seu funcionamento e se negam a utilizá-las (Vírgula) quanto os seus órgãos garantam a validade dos valores originários da sociedade. Por conseguinte, será possível atingir um desejo comum à sociedade e manter sua ordem. (Reestruture a proposta de intervenção)

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, mas é preciso articular mais algumas das ideias apresentadas e melhorar a seleção lexical. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200