Muitas variáveis: A importância das vacinas para a sociedadw - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 03/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   No início do século XX, a população do Rio de Janeiro absteve-se de aceitar a campanha de vacinação desenvolvida pelo médico e sanitarista Oswaldo Cruz, sobretudo pelo desconhecimento acerca do funcionamento das vacinas. Em tal contexto, o Brasil era afligido por diversas enfermidades, suscitando a necessidade de políticas públicas para erradicá-las peremptoriamente, pois a estabilidade da sociedade dependia disso. A imprescindibilidade de campanhas do tipo em território brasileiro perdura, oriunda tanto de sua importância para a garantia de um direito constitucional (Vírgula) quanto para a manutenção da estabilidade produtiva das empresas estabelecidas em território brasileiro. (Bom parágrafo de introdução)

   A Constituição Federal de 1988 afirma a garantia do direito à saúde aos brasileiros. A vacinação, dessa forma, é fundamental para a égide de tal princípio constitucional pelos órgãos do Estado, à medida que a observação empírica constata que essa auxilia na atenuação da incidência de doenças nas diversas regiões do país, propiciando proteção da população contra enfermidades e, consequentemente, do direito constitucional no que tange à saúde. Sendo assim, a vacinação é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida brasileira e preservação de um direito social. (Delimite e desenvolva mais a discussão apresentada)

 Além disso, a economia brasileira pode ser beneficiada, direta e indiretamente, com campanhas de vacinação. A existência destas, por exemplo, pode eventualmente diminuir o número de trabalhadores que têm de se ausentar do trabalho devido a enfermidades, mantendo estáveis os níveis de produtividade das empresas. Soma-se a isso, (Sem vírgula) a atenuação dos gastos públicos com tratamento para determinadas patologias, que impacta positivivamente a economia. Logo, a necessidade da vacinação de majoritária parcela da sociedade é respaldada também pelo impacto de tal atitude no setor econômico. (Abordagem superficial da discussão)

  A vacinação da população é, indubitavelmente, fundamental para a manutenção de uma sociedade com saúde populacional e economia estáveis. As secretarias municipais de saúde devem, portanto, realizar campanhas de vacinação, tencionando ampliar o número de pessoas imunizadas a doenças que atingem o território brasileiro, e palestras que mitiguem crenças errôneas (Essa discussão precisa estar mais desenvolvida ao longo do texto) acerca do funcionamento e consequências das vacinas. Concomitantemente a isso, as empresas devem se engajar em campanhas que visem auxiliar na ampliação do número de trabalhadores vacinados, diminuido a possibilidade de eventuais prejuízos. Com essas medidas, (Sem vírgula) será possível evitar a ascensão de doenças até então erradicadas, impedir o aumento dos gastos públicos com tratamento dessas enfermidades, (Sem vírgula) e, ao combatê-las, proteger a economia do Brasil. (Reformule a proposta de intervenção)

 

 

 

 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas. Desenvolva de acordo com o que propõe o tema e o texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200