Vacinação e qual a sua importância - Banco de redações


A importância das vacinas para a sociedade

Enviada em: 02/10/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As vacinas são importantes para salvar vidas e prevenir doenças. É necessário manter as campanhas de vacinação para que a sociedade se conscientize da importância do cartão de vacinação completo e atualizado. (Desenvolva mais as ideias iniciais, pois estão apresentadas de modo direto. Reestruture as discussões)



As vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso (Evite ideia de primeira e pessoa)  corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinadas doenças (Quais doenças? Desenvolva mais essa discussão). Elas são produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada. Apesar de não causar a doença, as formas atenuadas e inativadas do antígeno são capazes de estimular nosso sistema imunológico. (Reelabore as discussõoes apresentadas)



À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida (Delimite os argumentos para que sejam mais explorados ao longo do texto). Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo. (Reelabore essa ideia)



Em nosso país, (Sem vírgula) já ocorreu a erradicação da poliomielite e da varíola graças a utilização de vacinas. Além disso, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, ocorreu a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo em 2000 (Vírgula) e da rubéola desde 2009. Outras doenças também tiveram seus casos reduzidos, como é o caso do tétano neonatal. (Desenvolvimento superficial das discussões propostas)



Decorrente dos casos citados acima é de total importância o governo juntamente com a secretaria de saúde de cada município investir em campanhas de vacinação, para que a população de cada cidade tenha noção da importância das vacinas para sua família. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, sendo desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200