Ficção ou futuro indesejado? - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 22/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na animação Wall-e da Disney, onde não existe mais vida na Terra, o que restou são pilhas de lixo que o robô Wall-e passa o dia arrumando, e os únicos seres humanos estão em naves no espaço aguardando a confirmação de vida vegetal. O filme, apesar de ser destinado ao público infantil, chama a atenção para pontos relacionados às consequências do desmatamento e queimadas de florestas, que se não tratados da forma correta com efetividade, futuramente sofreremos  (Evite ideia de primeira pessoa) efeitos parecidas com a ficção. (Reestruture as discussões iniciais. Como as ideias apresentadas se relacionam com o tema? Reformule)

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta, onde se a qual abriga uma imensa diversidade de plantas e animais, índios nativos da região, diversos rios e nascentes (Vírgula) e ainda é responsável por grande parte da produção de oxigênio. Atualmente ela está sofrendo ondas de desmatamento e queimadas para a limpeza de terreno, ação destinada à agropecuária. Essa intensa exploração são é para satisfazer o alto consumo da sociedade capitalista, são pessoas com atitudes ilegais pensando nos seus próprios interesses econômicos. (Reelabore as discussões apresentadas)

Porém, por consequência dos desmatamentos e queimadas para a criação de terrenos direcionados a agropecuária para fins lucrativos, a biodiversidade do local vem sendo prejudicada com a destruição de ecossistemas, extinção de espécies animais, mortes de índios e efeito estufa pela emissão do poluente CO2 (dióxido de carbono) das queimadas. Visto isso, com o aumento dessas atividades ilegais o dano pode ser irreversível, passando não afetar somente a região amazônica, mas também todo o mundo. (Reestruture e delimite as discussões)

Portanto, para evitarmos que a ficção do filme vire realidade, o ser humano precisa tomar providências quanto aos elevados índices de desmatamentos e queimadas. É preciso que o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com os 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, crie leis, punições e fiscalizações mais rigorosas para evitar que os desmatamentos e as queimadas sejam uma notícia comum no dia-a-dia (dia a dia). Parafraseando (Não é paráfrase) o filósofo Pitágoras, eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos, (Use aspas para demarcar a ideia de outrem) com essa linha de raciocínio, em paralelo com as ações já citadas, é necessário que o Ministério da Educação providencie ações para o futuro, propondo oficinas educacionais em escolas por todo país, ensinando a importância do meio ambiente e como ele afeta nossas vidas, assim, o jovem cresce consciente da preservação.
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois isso evitará um abordagem superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200