Futuro sustentável - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 21/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Localizada na região Norte da América do Sul, a Floresta Amazônica é uma das maiores florestas tropicais do mundo. Ela está presente em nove países do continente, no Brasil, (Sem víirgula) ocupa cerca de 60% do território nacional. Devido as suas proporções, constata-se a importância de sua função para o equilíbrio e estabilidade ambiental no planeta, equilíbrio esse que tem sido afetado pelo desmatamento e queimadas ocorridas atualmente, conforme noticiado em diversos meios de comunicação. (Reestruture as discussões iniciais)

Segundo dados do Instituo Nacional Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento e as queimadas têm aumentado substancialmente durante o ano de 2019. Em razão disso, (Sem vírgula) são liberados milhões de toneladas de carbono para a atmosfera, o que interfere no ciclo natural do ecossistema. A importância da preservação da Floresta se dá por vários motivos, como: variedade de espécies animais e vegetais, fitoterapia, água doce (responsável pelo controle hídrico e climático), capacidade de transferir calor e vapor para outras regiões, agropecuária. Destaca-se ainda a valia da Biotecnologia – técnica utilizada pela indústria farmacêutica com uso de agentes biológicos – para produção de produtos farmacológicos e substâncias de combate a pragas, por exemplo, no desenvolvimento da sociedade. (Delimite e articule mais as discussões apresentadas)

Ademais, os diversos problemas envolvendo a Amazônia chamou a atenção de ONGs e fundações que atuam visando a manutenção do bioma e das populações nativas. O Greenpeace, por exemplo, emite diversos relatórios que apontam o uso abusivo dos recursos naturais por parte de grandes empresas do setor pecuário e do agronegócio. É inegável que esses últimos são dois setores que recrudescem a economia do país, porém se faz necessário que desenvolvimento seja feito de forma sustentável e com uma fiscalização governamental mais presente nessa região. Cabe destacar ainda, (Sem vírgula) que em função desse cenário de queimadas e desmatamento, (Sem vírgula) o Brasil sofreu pressão internacional de diversos países para sanar esse imbróglio, entre eles da França, que ameaçou retaliar o recente acordo entre Mercosul e União Europeia caso o Brasil não adotasse uma postura diferente sobre a questão. (Reestruture e delimite mais as discussões apresentadas)

Diante do exposto, é notório que a preservação da floresta se faz necessária. Um país como o Brasil, que é referência internacional de proteção ao clima e ao meio ambiente (Vírgula) tem que empenhar esforços para se manter nesse patamar. O uso de bens e recursos naturais para o desenvolvimento de uma nação se faz necessário, porém não pode se sobrepor à manutenção saudável que garanta o futuro de novas gerações. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, mas precisam ser delimitadas e mais articuladas para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200