- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 20/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Ao afirmar, “Se queres prever o futuro, estuda o passado” o filosofo polonês Confúcio faz, de certa maneira, uma relação do futuro e do passado (Melhore a construção de sentido). De fato, ele estava certo (Evite esse tipo de construção), pois o desmatamento não é um problema atual. Assim como, (Sem vírgula) hoje em dia o desmatamento e as queimadas persistem e o capitalismo se torna cada vez maior, um ponto negativo, mas também, (Sem vírgula) a importância da floresta se torna essencial. (Melhore a progressão de sentido. Reestruture as ideias apresentadas)

Primeiramente, evidencia-se que de acordo com o INPE ( Instituto Nacional Pesquisa Espacial) em 2019 a Amazônia sofreu o maior número de queimadas dos últimos 9 anos. Dessa maneira, estão desmatando para investir na pecuária e no plantio, com isso, (Sem vírgula) ressalta-se prejuízos para o meio ambiente. Assim, a biodiversidade da natureza vai entrando em extinção ,pois ,com isso os animais vão morrendo não tendo condições de viver nesse habitat. (Reelabore e articule mais as ideias)

Convém salientar, outrossim, que a floresta amazônica é de grande importância. Desse modo, quanto mais árvores tiver (Vírgula) melhor para a atmosfera que funciona como um reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta.Pelo contrário, com o desmatamento e queimadas na região, (Sem vírgula) as árvores liberam milhões de toneladas de carbono por ano. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e articule mais os argumentos)

Infere-se, portanto  (Redundância), ações são necessárias para resolver o impasse.Diante dos fatos supracitados faz-se necessário que o Ministério do Meio Ambiente (Vírgula) em parceria com o IBAMA( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), promova melhorias na fiscalização das áreas ambientais por meio de satélites e visitações anuais (Vírgula) e também escolas e a mídia promovam campanhas e palestras de conscientização para a sociedade. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200