Os setores da economia são primário, secundário e terciário, sendo o Brasil ainda dependente do primeiro (Melhore a construção de sentido), o qual engloba atividades que demandam uso de terras para cultivo e extração. Nesse cenário, um dos principais alvos para tal é a Floresta Amazônia, cuja porcentagem que se refere à administração brasileira protagoniza nos últimos meses índícies de desmatamento e queimadas alarmantes, incentivados pelo mercado global e mau aproveitamento de sua extensão pelo governo brasileiro.
Primeiramente, uma dos fatores que impedem a preservação da floresta é a demanda externa por produtos. Por exemplo, segundo uma especialista em meio ambiente alemã (Problemas na construção de sentido), Carina Zell-Ziegler, a demanda exacerbada, feita pela União Europeia de carne brasileira, impulsiona o destamamento desmatamento à medida que grandes pedidos exigem grandes áreas de produção. Dessa forma, preso ao setor primário, o Governo do Brasil sobrepõe os lucros à conservação da natureza e deixa de explorar outras alternativas favoráveis a ambos como o turismo ecológico, por exemplo. (Delimite as discussões)
Outra maneira de reconstruir o cenário econômico para alinhar a floresta com a economia nacional seria o investimento nos campos de pesquisa. Deste modo, a principal fator de importância da Amazônia, a biodiversidade, seria explorada em diversas áreas como medicinais e cosméticas com perfumes (Problemas na construção de sentido), o que atrairia mercado estrangeiro e transmitiria prestígio para a população tendo Floresta Amazônica como símbolo de desenvolvimento do país, assim como foi o petróleo na Era Vargas, e no Gorverno JK, possibilitando sua preservação para gerações futuras. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture)
Urge, portanto, que a estrutura econômica do Brasil se ajuste à preservação da Floresta Amazônica por meio do acordo entre os ministérios do Meio Ambiente e Turismo, investindo verbas na atração autossustentável de capital atráves do ecoturismo, movendo o Brasil para o teceiro setor. Ademais, para amenizar a dependência do setor primário de exportação e reduzir queimadas e desmatamento, o Governo Federal deve restringi-lo e redirecionar tais verbas para infraestrutura em centros de pesquisa destinados ao conhecimento da biodiversidade da floresta. Assim, ocorrerá a preservação da Amazônia e desenvolvimento do país. (Reformule)
Comentários do corretor
As ideias precisam estar mais relacionadas com o tema proposto. Reestruture, delimite e articule mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |