Novo aroma para um Brasil sem fogo

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 20/09/2019

PUBLICIDADE

Os setores da economia são primário, secundário e terciário, sendo o Brasil ainda dependente do primeiro (Melhore a construção de sentido), o qual engloba atividades que demandam uso de terras para cultivo e extração. Nesse cenário, um dos principais alvos para tal é a Floresta Amazônia, cuja porcentagem que se refere à administração brasileira protagoniza nos últimos meses índícies de desmatamento e queimadas alarmantes, incentivados pelo mercado global e mau aproveitamento de sua extensão pelo governo brasileiro.

Primeiramente, uma dos fatores que impedem a preservação da floresta é a demanda externa por produtos. Por exemplo, segundo uma especialista em meio ambiente alemã (Problemas na construção de sentido), Carina Zell-Ziegler, a demanda exacerbada, feita pela União Europeia de carne brasileira, impulsiona o destamamento desmatamento à medida que grandes pedidos exigem grandes áreas de produção. Dessa forma, preso ao setor primário, o Governo do Brasil sobrepõe os lucros à conservação da natureza e deixa de explorar outras alternativas favoráveis a ambos como o turismo ecológico, por exemplo. (Delimite as discussões)

Outra maneira de reconstruir o cenário econômico para alinhar a floresta com a economia nacional seria o investimento nos campos de pesquisa. Deste modo, a principal fator de importância da Amazônia, a biodiversidade, seria explorada em diversas áreas como medicinais e cosméticas com perfumes (Problemas na construção de sentido), o que atrairia mercado estrangeiro e transmitiria prestígio para a população tendo Floresta Amazônica como símbolo de desenvolvimento do país, assim como foi o petróleo na Era Vargas, e no Gorverno JK, possibilitando sua preservação para gerações futuras. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Urge, portanto, que a estrutura econômica do Brasil se ajuste à preservação da Floresta Amazônica por meio do acordo entre os ministérios do Meio Ambiente e Turismo, investindo verbas na atração autossustentável de capital atráves do ecoturismo, movendo o Brasil para o teceiro setor. Ademais, para amenizar a dependência do setor primário de exportação e reduzir queimadas e desmatamento, o Governo Federal deve restringi-lo e redirecionar tais verbas para infraestrutura em centros de pesquisa destinados ao conhecimento da biodiversidade da floresta. Assim, ocorrerá a preservação da Amazônia e desenvolvimento do país. (Reformule)

Comentários do corretor


As ideias precisam estar mais relacionadas com o tema proposto. Reestruture, delimite e articule mais as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES