Lágrimas de Fumaça: Nosso Patrimônio - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 20/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Logo após a virada do milênio, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), visando a preservação de biodiversidade marinha, integrou o Complexo de Conservação da Amazônia Central em sua Lista de Patrimônio Mundiais; (Ponto final) Segundo a Arpa, o Programa Áreas Protegidas da Amazônia, a floresta abriga cerca de 20% de toda a fauna do planeta. Entretanto, como é ilustrado pelo recente e abrupto crescimento de queimadas na região, é evidente que grande parcela de nossos  (Evite ideia de primeira pessoa) legisladores e sociedade política ainda não são cientes do delicado equilíbrio necessário para a preservação deste sistema. (As discussões precisam ser reestruturadas e delimitadas) 

Como a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia transporta umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região e contribui para estabilizar o clima global. Através de seus “rios voadores”, (Sem vírgula) o vapor de água gerado na Bacia Amazônica carrega umidade até mesmo ao extremo sul do continente. Segundo o Laboratório de Ciência do Clima e Meio Ambiente na França (LSCE), a Amazônia também é responsável por até 20% da absorção de CO2 (dióxido de carbono) do planeta. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)

Todos os fenômenos citados são essenciais para o agronegócio, para a produção de alimentos e para a geração de energia no Brasil afora. Porém, um recente relatório do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) delatou 32.728 focos de calor até o dia 14 de agosto, representando em um aumento de 60% média dos três anos anteriores. Poderíamos evitar esses números exacerbados com regulamentação em formas e extensão de desmatamento responsável, readquirir terras hoje fadadas ao desmatamento para proteção ambiental e recompensar os donos, proteção de terras indígenas, para citar poucos exemplos. (Melhore a progressão de sentido. Delimite as discussões)

A Amazônia não é apenas uma solo fértil ou algo a ser explorado (Evite esse tipo de construção), mas sim os pulmões de nosso planeta, (Sem vírgula) responsável por manter intacto nosso frágil equilíbrio climático. Hoje, presenciamos nosso mais belo e importante patrimônio despejando lágrimas de fumaça em nossos céus (Evite esse tipo de construção). Uma vez completamente desmatada, será impossível trazê-la de volta e eu fortemente acredito que nosso governo deveria tomar medidas duras porém de caráter justo para solucionar o problema o mais rápido possível. (Evite esse tipo de construção)

Comentários do corretor


Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200