Segundo Hannah Arendt, uma das filósofas mais influentes do século XX, a Terra é a própria quintessência da condição humana, logo, isso não é diferente quando se diz respeito a floresta amazônica, na qual se caracteriza pela biodiversidade variada e imprescindível para todos os seres. (Desenvolvimento superficial das discussões iniciais. Como as ideias se relacionam com o tema?)
Dessa forma, a heterogênea biodiversidade presente na maior floresta tropical é cogitada de forma desenfreada para uso dos seus recursos naturais pelas atividades agrícolas e extrativismo ilegal, oriundos e incentivados desde o período de Ditatura Militar por convicção de colonizar a região Norte, pelo emblema “Integrar para não entregar”. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e articule os argumentos)
Por conseguinte, há a queima e o desmatamento nas áreas de floresta por interesse econômico dos detentores dos meios de produção, perpassando até mesmo unidades de conservação e terras indígenas, protegidas pela Constituição Brasileira de 1988 e que de acordo com o levantamento do Instituto Socioambiental, entre os meses de julho e agosto, se apresentou 3.553 focos de calor em terras indígenas e 7.368 focos em unidades de conservação, com várias destas áreas aparecendo entre as mais desmatadas, conforme o Inpe, e portanto havendo uma correlação com o interesse privado. (Melhore a progressão de sentido)
Em vista dos fatos apresentados, é indispensável que o Estado tome providências para amenizar a situação atual. O Ministério do Meio Ambiente deve dar um apoio financeiro e tecnológico, por meio de verbas governamentais, de maior relevância para o Ibama, para se aumentar sua presença em áreas remotas, onde não há fiscalização e em inovações de táticas e operações, ocorrendo paralelamente, (Sem vírgula) campanhas de conscientização voltadas para a população pelos órgãos institucionais sobre as causas e consequências do desmatamento, de um consumo sustentável, pois uma população, detentora de conhecimento, trabalha de forma conjunta para o fim do óbice. (Reelabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |