Floresta amazônica: A relação capitalista e histórica - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 20/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Hannah Arendt, uma das filósofas mais influentes do século XX, a Terra é a própria quintessência da condição humana, logo, isso não é diferente quando se diz respeito a floresta amazônica, na qual se caracteriza pela biodiversidade variada e imprescindível para todos os seres. (Desenvolvimento superficial das discussões iniciais. Como as ideias se relacionam com o tema?)

Dessa forma, a heterogênea biodiversidade presente na maior floresta tropical é cogitada de forma desenfreada para uso dos seus recursos naturais pelas atividades agrícolas e extrativismo ilegal, oriundos e incentivados desde o período de Ditatura Militar por convicção de colonizar a região Norte, pelo emblema “Integrar para não entregar”. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite e articule os argumentos)

Por conseguinte, há a queima e o desmatamento nas áreas de floresta por interesse econômico dos detentores dos meios de produção, perpassando até mesmo unidades de conservação e terras indígenas, protegidas pela Constituição Brasileira de 1988 e que de acordo com o levantamento do Instituto Socioambiental, entre os meses de julho e agosto, se apresentou 3.553 focos de calor em terras indígenas e 7.368 focos em unidades de conservação, com várias destas áreas aparecendo entre as mais desmatadas, conforme o Inpe, e portanto havendo uma correlação com o interesse privado. (Melhore a progressão de sentido)

Em vista dos fatos apresentados, é indispensável que o Estado tome providências para amenizar a situação atual. O Ministério do Meio Ambiente deve dar um apoio financeiro e tecnológico, por meio de verbas governamentais, de maior relevância para o Ibama, para se aumentar sua presença em áreas remotas, onde não há fiscalização e em inovações de táticas e operações, ocorrendo paralelamente, (Sem vírgula) campanhas de conscientização voltadas para a população pelos órgãos institucionais sobre as causas e consequências do desmatamento, de um consumo sustentável, pois uma população, detentora de conhecimento, trabalha de forma conjunta para o fim do óbice. (Reelabore a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais articuladas, de modo a evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200