Dados do INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) as queimadas no Brasil aumentaram 82% em relação ao ano de 2018 no espaço entre 1°de janeiro e 19 de agosto deste ano e que 52,5% delas aconteceram na amazônia (Problemas na construção de sentido). A expansão do agronegócio, aliado pela mineração e madereiras, devoram ferozmente a floresta amazônica, contribuindo diretamente com desequilíbrios ambientais e intensificação do efeito estufa. (Discussões superficiais. Reestruture as discussões iniciais)
Portanto, é inquestionável afirmar a imensa relevância que a maior floresta tropical do mundo possui- a nível nacional e mundial-, uma vez que as plantas e árvores servem como "armazém" para o carbono. Contudo, a ganância humana (Evite esse tipo de construção), pautada na agricultura e pecuária, por exemplo, causam o desmatamento de grandes áreas, e que segundo o INPE aumentou em 222% no mês de agosto de 2019 com o mesmo mês no ano de 2018. (Problemas na construção de sentido) Essas áreas são queimadas e liberam nessa combustão o CO2 causador do aquecimento elevado do planeta. (Reestruture as discussões apresentadas)
Outrossim, preservar esse bioma significa manter o regime de chuvas nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do país através da evapotranspiração, que por meio dos "rios voadores", (Sem vírgula) não só propicia a incidência de chuvas, como também faz a manutenção de rios e hidrelétricas. É importante ressaltar ainda o papel desse bioma no que tange a medicina, pois abriga plantas com grande potencial para criar novos medicamentos. (Desenvolvimento superficial das discussões apresentadas)
Assim sendo, medidas como a distribuição de cartilhas e promoção de propagandas conscientizadoras, feitas pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com ONGs (Vírgula) com a finalidade de expor a grandeza dessa floresta para o mundo. (Reelabore e formule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, porém a abordagem está superficial. Delimite e articule mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |