[Redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 19/09/2019

PUBLICIDADE

No que se refere às queimadas e desmatamento, é possível afirmar que este problema tem crescido de modo considerável no Brasil, tendo em vista, (Sem vírgula) não só a falta de consciência da população, mas também a ausência de investimentos do poder público. Sob este impasse convém analisarmos (Evite ideia de primeira pessoa) as causas, consequências e possível medida em relação a este grande imbróglio que afeta a floresta amazônica. (Delimite e desenvolva mais as discussões iniciais)

Primeiramente, torna-se necessário analisar os motivos de tantas queimadas, que abrange cerca de 60% de todo território nacional (Reelabore essa ideia). Isso se evidencia, na maioria dos casos, por interesses econômicos de pessoas que usam como estratégia o fogo para desmatar e posteriormente usarem o terreno limpo para usar, (Sem vírgula) tanto na pecuária quanto no plantio. Deste modo, torna-se inacreditável que cidadãos brasileiros aceitem acabar com o seu patrimônio mais precioso em benefício próprio, com consequência de prejudicar não só a ele, mas também a toda sociedade. (Abordagem superficial das discussões. Melhore a construção de sentido)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro aspecto a ser considerado é a ineficácia do governo em relação a este problema tão abrangente no nosso país. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o mês de agosto de 2019 apresentou o maior foco de queimadas dos últimos nove anos. Deste modo, a tendência é que aumente caso não seja tomada providências eficientes do poder público a este viés tão alarmante e prejudicial. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Fica claro, portanto, que providências precisam ser tomadas para diminuir estes altos índices de desmatamento no país. Para isso, é dever do governo em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), investir no aperfeiçoamento de leis contra as pessoas que desmatam a floresta, com o propósito de aplicar penas severas para todos que efetuarem queimadas, a fim de combater de maneira drástica e eficiente o problema do desmatamento no Brasil.  (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


As discussõoes precisam ser mais desenvolvidas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES