Floresta Amazõnia, um problema ambiental - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 18/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"nossos bosques tem mais vida", a frase dita no hino nacional brasileiro data de uma época remota em que o país praticamente não debatia questões ambientais (Reestruture essa ideia). O Brasil , berço de uma imensa variedade de fauna e flora (Vírgula) agora lida com a queima de suas matas e um imenso desrespeito as suas florestas, com destaque à Amazõnica. Um problema agora social, ambiental e até mesmo econômico mostra-nos (Evite ideia de primeira pessoa) a importância de cuidar do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) importante bioma. (Reestruture as discussões iniciais)

Analisando as dificuldades em preservação ambiental atuais com as anteriores (Melhore a construção de sentido)(Sem vírgula) não é impossível correlacioná-las. Em meados dos anos de 1500, (Sem vírgula) o Brasil passava por uma intensa exploração de suas matas virgens. Em períodos posteriores, a exploração também foi densa, ao ponto do país receber um convite para a participação de conferências ambientais como a de Estocolmo. Se vê então a importância da preservação da biodiversidade brasileira. Suas florestas(Vírgula) em especial a floresta Amazônica (Vírgula) possui espécimes diversos e uma extensão que ultrapassa o próprio país. Um habitat e um refúgio a tanta biodiversidade precisa de mais proteção e preocupação por todos que se preocupam com o próprio bem estar e do meio ambiente. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite os argumentos)

Em consonância a isso, o intenso desmatamento e queima de matas florestais brasileiras se torna algo de combate imprescindível. Como exemplificado anteriormente, há uma carência em proteger essas áreas (Evite esse tipo de construção). A floresta amazônica passa atualmente por fatores que alteram o seu tipo de solo, a situação de suas espécies, o regime de seus rios, (Sem vírgula) e múltiplos outros, (Sem vírgula) que precisam ser vistos como problemas sérios e motivação para engajamentos sustentáveis que visam seu melhoramento, para a própria floresta e população, para atuar na liberação pelas arvores do oxigênio necessário a nossa respiração, por exemplo. (Reelabore as discussões apresentadas)

A preservação da floresta amazônica é necessária para o perpetuamento e permanência da biodiversidade brasileira. A dificuldade em sua proteção deve ser entendida não como barreira, mas incentivo a medidas destinadas ao seu cuidado. Para isso, o governo deve atuar no envolvimento em acordos sustentáveis para proteger nossa biodiversidade internacionalmente, em parceria a outros países que possuem o mesmo objetivo, a fim de preservar o meio ambiente em escala global. As escolas aliadas as famílias devem atuar na propagação de uma consciência ambiental desde cedo em suas crianças, para aumentar o cuidado futuro com a natureza. Além disso, projetos devem ser feitos por meio do governo federal juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para o intensificamento das leis ambientais, para a proteção ambiental e para que o hino nacional brasileiro ainda seja tido como condizente a situação florestal brasileira atual.
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Reelabore as ideias apresentadas, delimite os argumentos. Não deixe de exercitar a sua escrtia.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200