A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, tendo 60% de sua extensão em território brasileiro. Entretanto, tem perdido grande parte de sua área devido ao desmatamento e as queimadas, em grande parte causados pelo avanço da pecuária. Assim faz-se necessário preservá-la já que esta abriga uma grande quantidade de seres vivos, além de ser responsável pelas chuvas em algumas regiões do Brasil. Primeiramente cabe destacar que a Floresta Amazônica é berço de centenas de espécies que devem ser preservadas. Segundo o Inpa (Instituto Nacional de pesquisas da Amazônia) a floresta abriga mais de 145 mil espécies. Assim assegurar a preservação desse bioma é fundamental para garantir a sobrevivência dos seres vivos que nele habitam. Ademais ela é responsável pelo fenômeno dos rios voadores (?). Durante o processo de evapotranspiração as árvores liberam grande quantidade de vapor de água na atmosfera. Esse líquido acaba formando massas de ar muito úmidas, que ao serem levadas para outras regiões do Brasil se precipitam. Logo a perda do bioma implicará na diminuição das chuvas em regiões como São Paulo, levando algumas cidades a crises hídricas e até mesmo a desertificação de solos. Em virtude do exposto, torna-se evidente a importância de preservar o bioma Amazônia. Para que se chegue a tal é preciso uma maior presença do poder público: regularizando a posse de terra, encontrando os culpados pelo desmatamento e punindo-os devidamente; (Vírgula) rastreando carnes produzidas em áreas desmatadas ilegalmente, e taxando altas multas; (Ponto final) Assim o Brasil poderá evitar futuras crises hídricas e desertificação de solos, além de preservar para as futuras gerações a enorme biodiversidade amazônica.
Comentários do corretor
Reelabore e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 20 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 290 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |