A importância de preservar

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 18/09/2019

PUBLICIDADE

Numa definição livre, a floresta amazônica é um tapete multicolorido, estruturado e rico, extremamente vivo. Sozinha, corresponde a metade da biodiversidade mundial. Desse modo, é evidente que a sua preservação deve ser encarada como responsabilidade mundial. No entanto, convergências geopolíticas e atitudes individualistas estão encaminhando a floresta para um infeliz destino. (Reestruture as discussões iniciais)

A princípio, vale ressaltar que a capacidade da Amazônia, tanto econômica, ambiental ou espacial, gera interesse em países europeus desde o século XVI. Consequentemente, o confronto pela área se enraizou e tomou âmbitos geopolíticos, ou seja, todos querem apropriar-se do local para extrair os benefícios, seja de árvores, animais, rios etc. Por exemplo, sucessivas ações, (Sem vírgula) como, (Sem vírgula) construções urbanas na floresta, queimadas para criação de gado, desmatamento para fins lucrativos e desestabilização dos povos habitantes, (Sem vírgula) são alguns dos obstáculos para se enfrentar. (Problemas na progressão de sentido. Reestruture as discussões)

Além de tudo, (Sem vírgula) a irresponsabilidade por parte de líderes de Estados em relação à Floresta amazônica, além de nos (Evite ideia de primeira pessoa) afetar a curto prazo, prejudica, também, as próximas gerações, como já citado pelo filósofo Hans Jonas (?). Para Jonas, a irresponsabilidade humana em relação ao meio ambiente, (Sem vírgula) coloca em risco a vida descendentes futuros (Problemas na construção de sentido). Isto pois, a floresta possui papel fundamental para o meio ambiente, auxiliando o desaceleramento do aquecimento global, através da captação de C02, reserva cerca de 20% da água doce mundial, além de claro, (Sem vírgula) possuir milhares de espécies de plantas e animais ainda desconhecidos. (Reestruture as discussões apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa maneira, contudo, conclui-se  (Melhore a construção de sentido) que o consentimento dos países e a conservação amazônica é (Problemas na construção de sentido) devem atuar de maneira simultânea. Uma forma seria reuniões entre ministros ambientais, (Sem vírgula) com o intuito de discutir as melhores soluções para o combate à práticas ilegais da região. Além disso, devem ser intensificados os subsídios governamentais para a preservação e manutenção da floresta. Com isso, finalmente, conseguiremos (Evite ideia de primeira pessoa) admirar o tapete multicolorido universal. (Reestruture as discussões apresentadas. Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, de modo a garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES