Topo
pesquisar

Proteção da Amazônia

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 18/09/2019

PUBLICIDADE

A Floresta Amazônica é a maior área verde com cobertura original no Brasil. É rica em biodiversidade e coopera no desenvolvimento econômico do país. Entretanto, apesar das riquezas biológica, natural e cultural, ela vem sofrendo rigorosamente com o desmatamento e queimadas. (Desenvolvimento superficial das discussões iniciais. Reelabore as ideias)

Primeiramente, é importante analisar a degradação da floresta amazônica, muitos seres vivos (Vírgula) principalmente os animais (Vírgula) estão sofrendo com essa desgraça (Reelabore essa construção). Por exemplo: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), estudos revelão que aproximadamente mil espécie pode ser extinta da floresta por causa do desmatamento (Problemas na construção de sentido). Por isso, para evitar que isso ocorra temos (Evite ideia de primeria pessoa) que preservar a floresta amazônica.

Além disso, é fundamental considerar relevância da floresta para o povo indígena. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) a Amazônia serve de lar para 80 tribos, e todas elas vivem de recursos naturais que nossa (Evite ideia de primeira pessoa) floresta dar, como caça, pesca e frutos. Com esse desmatamento e queimadas eles ficarão sem as principais fontes de substâncias. (Reestruture as discussões apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, a preservação da floresta é crucial para garantir a perpetuação das espécies e para assegurar a vivência do povo indígena. Contudo, para que isso aconteça, (Sem vírgula) é fundamental que o Ministério do Meio Ambiente atue para reprimir o bioma (Reelabore essa ideia). Isso pode ser feito por meio de patrulhamento junto com a força aérea para detectar esses responsáveis e puni-los pela degradação da floresta será contida. Portanto, tais medidas seriam eficiente para combater o desmatamento e queimadas na Amazônia.

Comentários do corretor


As discussões estão superficiais, portanto precisam ser reestruturadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola