- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 18/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a primeira lei de Newton, um corpo tende a permanecer em repouso até que uma força atue sobre ele. De modo análogo o desmatamento e as queimadas são atos inerciais, precisando assim de uma força para derrotar tais ações. Neste sentido, convém analisarmos (Evite ideia de primeira pessoa) as principais consequências de tais posturas negligentes para sociedade. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)

A problemática do desmatamento e queimadas na Amazônia se deve não só a falta de diligência do governo com relação a segurança do local e como também a impunidade dos criminosos, visto que grande parte da exploração ocorre ilegalmente para nutrir interesses econômicos individuais. De acordo com Aristóteles no livro “Ético a Nicômaco”, a política serve para garantir a felicidade dos cidadãos, logo se verifica que esse conceito encontra-se corrompido no país. (Abordagem superficial)

Por conseguinte, se nenhuma medida for tomada, em alguns anos não existirá esse importante bioma que possui uma vasta biodiversidade, que proporcionou remédios para doenças, além de funcionar como um irrigador para o planeta, fazendo com que algumas regiões não fossem um completo deserto (Essa discussão precisa ser mais articulada). Em virtude com o líder Indiano Gandhi, aquilo que se faz no presente determina o futuro (Melhore a construção de sentido). Assim, uma mudança é necessária em relação à exploração para mudar essa inércia. (Reestruture as discussões apresentadas)

Portanto, cabe ao Estado tomar providências para amenizar o quadro atual. Para que essa exploração ilegal não aconteça, o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) deve fiscalizar e punir aqueles que praticam para que assim essas ações diminuam e promova palestras juntamente com o MEC (Ministério da Educação e Cultura) nas escolas para que advirta a comunidade sobre a importância em preservar a Amazônia. Somente, (Sem vírgula) assim o governo funcionara como a força suficiente descrita por Newton e mudará o percurso da exploração. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais desenvolvidas ao longo do texto, pois a abordagem está limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200