Se não mudar o sistema os erros se repetem - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 18/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na verdade, quando os portugueses chegaram às terras brasileiras, encontraram aqui os donos da terra: os povos indígenas. Estima-se que a população indígena nessa época era de aproximadamente 3 milhões de habitantes, divididos em 1000 povos diferentes. Em cinco séculos a população indígena decresceu significativamente por fatores diversos e alguns povos infelizmente chegaram a ser extintos. Segundo dados do IBGE a população indígena no ano de 1995 era de 330 mil pessoas, já no último Censo Demográfico, que ocorreu em 2010, a população indígena total era de 817.963 habitantes. (Como as discussões apresentadas se relacionam com o tema? Reflita e reestruture as discussões)

O desmatamento e as queimadas da Amazônia tornam o Brasil um dos principais países emissores de gases que contribuem para o efeito estufa. As mudanças climáticas são irreversíveis. Em apenas 4% da superfície terrestre a Amazônia continental deve abrigar mais de 1/5 da biodiversidade do planeta. Nas áreas mais comprometidas, como no entorno de Belém, por exemplo, ¼ das aves estão ameaçadas de extinção. Uma vez extinta uma espécie, esta extinção é para sempre! (Evite esse tipo de construção) De 1.500 a 1.964 desmatamos menos de 1% da Amazônia. Nos últimos 40 anos desmatamos (Evite ideia de primeira pessoa) cerca de 16% da região. Uma área equivalente a duas vezes a Alemanha. A cada ano perdemos (Evite ideia de primeira pessoa) cerca de 1% do que resta da floresta amazônica. Se nada for feito teremos perdido mais da metade da floresta nos próximos 30 anos. A pecuária é o pior empregador que existe no planeta (?). A miséria brasileira no campo pode ser resumida a uma frase: a pecuária bovina expulsou o homem do campo. Numa grande fazenda na Amazônia, emprega-se diretamente uma pessoa a cada setecentos bois, que ocupa uma área de mil hectares. A mesma área com agricultura familiar empregaria pelo menos 100 vezes mais, com o agroflorestal em permacultura empregaria 250 pessoas. (Reelabore as discussões apresentadas. Delimite as ideias)

Este desafio é de todos. Cabe a nós, e tão somente a nós todos (Evite ideia de primeira pessoa), sermos diligentes e eficientes em propor um novo pacto civilizatório para a Amazônia, capaz de diminuir a pressão sobre as populações nativas e o meio ambiente. Seus 23 milhões de habitantes, com amplas necessidades de politicas públicas, cuidados e respeito. o poder público pode tomar agora por meio de decreto: aumentar a taxa do imposto territorial rural das áreas de pastagens, modificação de cálculo do imposto de renda dos fazendeiros, fiscalizar com seriedade as questões ambientais, trabalhistas e tributárias da cadeia produtiva da carne na Amazônia. A floresta não pode mais viver sob o domínio do medo, da lei do mais forte, do coronelismo, da grilagem de terra, da corrupção e do incentivo fiscal a quem dele não necessita. A solução não pode ser o revólver, a motosserra e o fogo. A solução está na preservação e ação permanente. Proteção aos povos indígenas e nativos, capacitação com escolas para o eco turismo  ecoturismo da população traria mais dinheiro e desenvolvimento da região que a criação de bois, garimpagem e exploração da madeira e carvoaria. Dinheiro não nasce em árvores, porque nas árvores nascem vidas. E vidas dinheiro nenhum pode comprar. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e delimitadas para serem desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200