Não há como negar (Evite esse tipo de construção), a Amazônia é essencial para o equilíbrio do planeta, uma vasta área verde rica em biodiversidade que está sendo ameaçada pelo desmatamento e o crescente registros de queimadas. Para reverter esse problema enquanto ainda é tempo, é preciso um sério debate e alternativas eficientes. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)
Em primeiro lugar, de acordo com o portal de notícias "G1", a Amazônia é de extrema importância para a vida humana e em particular para a América do Sul, ela é capaz de normalizar o clima, além de interagir com o regime das chuvas e, mais ainda, possui vegetações que originam remédios. Será incalculável os prejuízos que cairia sobre a humanidade se os níveis de destruição continuarem num ritmo assustador, pois não haverá salvação. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)
Em segundo lugar, um dado do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apresentou que na Amazônia os números de queimadas aumentaram 83% de janeiro a agosto de 2019, o que pode indicar que os agente causador não é apenas a temporada sem chuvas, mas também a ação humana. A devastação para dar lugar a negócios lucrativos para empresários e fazendeiros mostra que não há fiscalização e nem rigidas penalidades. (Melhore a progressão de sentido)
Portanto, diante dos fatos apresentados e como o Brasil guarda 60% da região amazônica, uma solução possível seria, (Sem vírgula) o governo implantar fiscalizações de altos níveis, com guardas florestais bem equipados e treinados, objetivando diminuir e evitar focos de desmatamentos e queimadas (Vírgula) e existir uma preservação para as futuras gerações. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser mais articuladas ao longo do texto, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |