[Redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 17/09/2019

PUBLICIDADE

 Não há como negar (Evite esse tipo de construção), a Amazônia é essencial para o equilíbrio do planeta, uma vasta área verde rica em biodiversidade que está sendo ameaçada pelo desmatamento e o crescente registros de queimadas. Para reverter esse problema enquanto ainda é tempo, é preciso um sério debate e alternativas eficientes. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)

 Em primeiro lugar, de acordo com o portal de notícias "G1", a Amazônia é de extrema importância para a vida humana e em particular para a América do Sul, ela é capaz de normalizar o clima, além de interagir com o regime das chuvas e, mais ainda, possui vegetações que originam remédios. Será incalculável os prejuízos que cairia sobre a humanidade se os níveis de destruição continuarem num ritmo assustador, pois não haverá salvação. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 Em segundo lugar, um dado do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apresentou que na Amazônia os números de queimadas aumentaram 83% de janeiro a agosto de 2019, o que pode indicar que os agente causador não é apenas a temporada sem chuvas, mas também a ação humana. A devastação para dar lugar a negócios lucrativos para empresários e fazendeiros mostra que não há fiscalização e nem rigidas penalidades. (Melhore a progressão de sentido)

 Portanto, diante dos fatos apresentados e como o Brasil guarda 60% da região amazônica, uma solução possível seria, (Sem vírgula) o governo implantar fiscalizações de altos níveis, com guardas florestais bem equipados e treinados, objetivando diminuir e evitar focos de desmatamentos e queimadas (Vírgula) e existir uma preservação para as futuras gerações. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais articuladas ao longo do texto, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES