A Amazônia é um bioma importantíssimo para o Brasil e para outros países. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e articule as discussões iniciais. Formule a tese)
Os motivos para o desmatamento da Amazônia são diversos, os mais importantes fatores que têm provocado à derrubada florestal são: o desmate para a pecuária intensiva, avança da agricultar de grãos e desmate para a especulação fundiária. Esses desmatamentos vem acompanhados de queimadas, pois é uma forma na preparação do solo para fazer as plantações de agricultara extensivas. Existem também incêndios naturais devido a elevação das temperaturas. (Reformule, delimite e articule as discussões apresentadas)
A falta de incentivos ao controle do desmatamento acaba prejudicando os animais, plantas, pessoas, ou seja, o planeta como um todo. O que acarreta na extinção de alguns animais e plantas. (Desenvolvimento superficial)
A população deve cobrar dos governantes a fiscalização ambiental mais severa para a diminuição de tantos desastres como o bioma tão importante. (Desenvolvimento superficial)
Faz-se necessário que as empresas privadas, ONGs (Desenvolva as siglas) e a sociedade se una para a preservação desse bioma, criando métodos para usar o solo sem agredi-lo (Vírgula) evitando o desmate e a contaminação do solo, e plantando mais árvores. (Melhore a construção de sentido. Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais articuladas de acordo com o que propõe a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 320 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |