Topo
pesquisar

[Redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 17/09/2019

PUBLICIDADE

A visão da maior floresta tropical do mundo, com o verde fascinante e grande diversidade de fauna e flora, vem se dissipando com rapidez. Variando de forma ascendente, o desmatamento e as queimadas na Amazônia são mais que somente uma preocupação regional, e repercutem consequências catastróficas em todo o mundo. O desafio de salvar a Amazônia envolve a conscientização da importância dessa reserva e toda sua biodiversidade para além do panorama ambiental, compreendendo que a crescente evolução da humanidade depende do reflorestamento e defesa daquela que é a mantenedora da vida. (Bom parágrafo de introdução)

As temperaturas climáticas estão diretamente ligadas às condições ambientais. Com mais de 7 milhões de Km², a Amazônia cumpre o papel de conservadora do equilíbrio climático provendo a umidade necessária para o ambiente e impactando diretamente na qualidade de vida da sociedade. As queimadas e desmatamento desse ecossistema só resultam na intensificação do tão conhecido efeito estufa. De acordo com o Observatório do Clima, o ataque à floresta tropical é o maior responsável pela elevação das emissões de gases causadores do efeito estufa, colocando o Brasil como 7° maior poluidor no ranking mundial. Assim, o país latino é um dos principais contribuintes na destruição do equilíbrio térmico do planeta. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)

Outrossim, como consequência do desmatamento, (Sem vírgula) inúmeras espécies da flora brasileira são avaliadas em alto risco de extinção. Cravo-do-Maranhão ou simplesmente paucravo é uma das várias espécies submetidas à supressão. Esse processo extintivo não abala somente as estruturas da flora brasileira, mas é considerado um atraso para a fitoterapia, visto que essa espécie é amplamente utilizada na medicina na produção de remédios. Ademais, outras plantas de extrema importância para a fitoterapia são a Carqueja, utilizada para tratamentos no fígado e o Capim-santo, (Sem vírgula) indicado para pacientes com problemas no estômago. Dessa forma, vê-se que, (Sem vírgula) a destruição da extensa biodiversidade amazônica restringe, também, o desenvolvimento farmacêutico e medicinal. (Delimite e desenvolva mais as discussões apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Destarte, é notável que o desmatamento e as queimadas impactam diretamente o equilíbrio climático mundial (Vírgula) além de impossibilitarem o avanço da fitoterapia. Por isso, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente (Apresente a sigla) crie um plano de reflorestamento das áreas desmatadas além de serem feitas rigorosas fiscalizações, fundamentadas em leis, a fim de impedir que novas queimadas ocorram, agravando os níveis de risco de extinção. Além disso, como forma de conscientizar as atuais e futuras gerações, as instituições de ensino devem ter o papel crucial de ensinar sobre a importância da Amazônia e sua relevância em âmbito mundial. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser reestruturadas e mais articuladas, pois é importante evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola