- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 17/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, a falta de preservação da floresta amazônica não é um problema atual: desde a época da Ditadura Cívico-Militar, com o Projeto de Desenvolvimento Nacional, a exploração de recursos naturais foi estimulada com o intuito de promover retorno financeiro ao país, mas, (Sem vírgula) tal política gerou diversos problemas ambientais e sociais, como o desmatamento, que ainda são vigentes no século XXI e demonstram-se nocivos à população, tornando seu combate essencial. (Reelabore as discussões iniciais)

Em primeira análise, o ciclo do desmatamento consiste em devastar uma área, queimá-la para limpar o solo e depois utilizá-la para pecuária ou agricultura. Dessa maneira, há perda da biodiversidade daquele espaço e do ciclo da água - pois as plantas são responsáveis por devolvê-la para o ambiente através da evapotranspiração ou da filtração, que mantém os lençóis freáticos -, podendo resultar na savanização da floresta amazônica que, ao perder suas características tornando-se um cerrado, causará danos catastróficos à oferta de comida e água mundial, pois é a responsável pelas chuvas que abastecem outras regiões do Brasil, país grande exportador de alimentos. (Melhore a construção de sentido. Reestruture e delimite as ideias apresentadas)

Além disso, por ser a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia era a principal retentora de carbono devido a alta taxa de fotossíntese, porém, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, graças a grande quantidade de queimadas, (Sem vírgula) sua capacidade de absorver carbono está chegando a zero. Este fato potencializa o aquecimento global, que tem o gás carbônico como principal contribuinte, urgindo, portanto, a necessidade de preservação do ambiente. (Desenvolvimento superficial das discussões apresentadas)

Assim, para resolver o impasse, torna-se imprescindível que o poder legislativo crie incentivos fiscais, como o abono ou desconto em algum imposto, para empresas que não promovem as queimadas, diminuindo o impacto ambiental. Também é preciso que o Ministério do Meio Ambiente (Apresente a sigla) crie mais Unidades de Conservação afim  a fim de conter o desmatamento, protegendo a floresta local. Desse modo, e com o auxílio do Ministério da Educação e Cultura através de propagandas nas redes sociais à favor da Amazônia, a importância de preservar a floresta estará enraizada nos brasileiros. (Reelabore as discussões da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As ideias apresentadas precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois isso evitará uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200