No Brasil, a falta de preservação da floresta amazônica não é um problema atual: desde a época da Ditadura Cívico-Militar, com o Projeto de Desenvolvimento Nacional, a exploração de recursos naturais foi estimulada com o intuito de promover retorno financeiro ao país, mas, (Sem vírgula) tal política gerou diversos problemas ambientais e sociais, como o desmatamento, que ainda são vigentes no século XXI e demonstram-se nocivos à população, tornando seu combate essencial. (Reelabore as discussões iniciais)
Em primeira análise, o ciclo do desmatamento consiste em devastar uma área, queimá-la para limpar o solo e depois utilizá-la para pecuária ou agricultura. Dessa maneira, há perda da biodiversidade daquele espaço e do ciclo da água - pois as plantas são responsáveis por devolvê-la para o ambiente através da evapotranspiração ou da filtração, que mantém os lençóis freáticos -, podendo resultar na savanização da floresta amazônica que, ao perder suas características tornando-se um cerrado, causará danos catastróficos à oferta de comida e água mundial, pois é a responsável pelas chuvas que abastecem outras regiões do Brasil, país grande exportador de alimentos. (Melhore a construção de sentido. Reestruture e delimite as ideias apresentadas)
Além disso, por ser a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia era a principal retentora de carbono devido a alta taxa de fotossíntese, porém, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, graças a grande quantidade de queimadas, (Sem vírgula) sua capacidade de absorver carbono está chegando a zero. Este fato potencializa o aquecimento global, que tem o gás carbônico como principal contribuinte, urgindo, portanto, a necessidade de preservação do ambiente. (Desenvolvimento superficial das discussões apresentadas)
Assim, para resolver o impasse, torna-se imprescindível que o poder legislativo crie incentivos fiscais, como o abono ou desconto em algum imposto, para empresas que não promovem as queimadas, diminuindo o impacto ambiental. Também é preciso que o Ministério do Meio Ambiente (Apresente a sigla) crie mais Unidades de Conservação afim a fim de conter o desmatamento, protegendo a floresta local. Desse modo, e com o auxílio do Ministério da Educação e Cultura através de propagandas nas redes sociais à favor da Amazônia, a importância de preservar a floresta estará enraizada nos brasileiros. (Reelabore as discussões da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois isso evitará uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |