Amazônia contemporânea - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 17/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, estende-se pelos países Brasil, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e Venezuela, com uma área total de 7.584.421 km2. (Reestruture as discussões inciais e formule a tese)
 

No Brasil a floresta abrange 59% do território nacional (Vírgula) distribuído por 775 municípios. Representa 67% das florestas tropicais do mundo, aproximadamente um terço das árvores do mundo estão na região e contém 20% da água doce segundo a BBC. (Desenvolvimento superficial. Reelabore as discussões)

 

Nos últimos meses ela tem sido o centro de vários debates por conta das queimadas e do desmatamento que sofreu um aumento significativo em relação aos anos anteriores. A maior taxa de desmatamento foi em 1995 com 29 mil km2, e a menor em 2012 com aproximadamente 4 mil km2, de agosto de 2018 a julho de 2019 os alertas indicaram que 6,8 mil km2 estariam sob desmate segundo o G1. (Reelabore as ideias apresentadas)

 

Esta floresta é essencial para o equilíbrio ambiental do planeta, o governo através do Ministério do Meio Ambiente (MMA) deveria normatizar regras mais rígidas em relação ao desmonte da Amazônia e fortalecer cada vez mais institutos como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), juntamente da conscientização da população. Para garantir assim uma fiscalização e proteção eficaz para a amazônia. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas ao longo do desenvolvimento do texto, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200