Quando vai parar? - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 14/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Perda da biodiversidade, empobrecimento do solo, poluição dos rios; Estas são consequências do processo de desmatamento que vem ocorrendo há anos na floresta amazônica. (Reelabore as discussões iniciais)

Devido a atividade agropecuária na região, (Sem vírgula) são feitas queimadas em áreas de pastagem, (Sem vírgula) para enriquecimento do solo, pobre em nutrientes e eliminação de ervas daninhas, preparando-o para o próximo plantio de pasto, o que causa diversos focos de incêndio..Porém, em Agosto de 2019 a ação do homem excedeu aos anos anteriores, considerando que a seca no mês não foi tão severa quanto os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade), ocorrendo um aumento de 60% de focos de calor,segundo o IPAM (Desenvolva a sigla)(Como as discussões se relacionam com o tema? As ideias precisam estar evidentes)

A floresta amazônica possui a maior bacia hidrográfica do mundo,contendo 20% da água doce do planeta (Reveja a informação apresentada), bem como sua biodiversidade, (Sem vírgula) que são ameaçadas pelas queimadas e constantes desmatamentos,uma vez que afetam o ciclo hídrico do local, trazendo a ameaça de extinção a diversas espécies. (Reelabore as discussões apresentadas. Desenvolvimento superficial)

O problema pode ser minimizado com constantes fiscalizações, aplicações de multas e penalidades em conjunto ao trabalho preventivo, visando coibir a prática, bem como procedimentar alternativas de fertilização e manutenção do solo, de forma que não haja prejuízo ao bioma. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200