As queimadas na floresta amazônica. - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 14/09/2019

Status:

Corrigida
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No mês de agosto de 2019, tanto o Brasil como o mundo presenciaram as queimadas ocorridas na amazônia. Um problema que vem preocupando muitos biólogos ao redor do mundo e que nos (Evite ideia de primeira pessoa)faz refletir sobre a seguinte pergunta (Dois pontos) "Como estará a floresta amazônica daqui 40 anos?" (Reelabore as ideias iniciais)

Atualmente a floresta amazônica abrange uma imensa quantidade de plantas e animais, além de ser a maior floresta tropical do mundo. Contudo, nos últimos 50 anos o desmatamento e a caça aos animais vêm se demonstrando graves problemas ambientais, problemas que podem acarretar muito negativamente no futuro, pois, como vamos respirar o oxigênio sendo que estão desmatando o "pulmão do mundo", (Reveja essa informação) além de todo o carbono lançado na atmosfera que em contato com o o oxigênio acaba formando o dióxido de carbono e toda a fauna ameaçada.que acabará com a metade de toda a diversidade animal do mundo. (Reelabore as discussões apresentadas)

O desmatamento na amazônia começou nos anos 1970, onde  o qual se decidiu ocupar o território para não perdê-lo, milhares de pessoas chegavam para trabalhar nas terras, porém, (Sem vírgula) muitas acabavam voltando por falta de recursos e as que não conseguiam voltar acabavam queimando o terreno para conseguir cultivar o próprio alimento. (Como a discussão apresentada se relaciona com o tema? Reflita e reestruture)

Estima-se que se as queimadas continuarem daqui 40 anos a amazônia estará totalmente desmatada, para prevenir isso é necessária uma fiscalização enviada do governo para monitorar a área, além de revisarem todos os veículos que entram e saem da floresta para assim acabar com o comércio ilegal de alguns tipos de árvore. (Reelabore a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200