O último suspiro da Floresta Amazônica - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 14/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente, o aumento do desmatamento aliado com o aumento no número de focos de calor população na Amazônia  (Problemas na construção de sentido)(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE) está preocupando todos os brasileiros, principalmente devido aos impactos gerados nos ecossistemas como liberação de dióxido de carbono na atmosfera, na morte da fauna e da flora, alterando a alimentação e geração de renda dos povos tradicionais (Quem são eles?). Além disso, isto representa a perda do potencial para desenvolvimento de medicamentos pela ciência. Além disso, a fumaça é responsável pelo aumento de problemas respiratórios entre jovens e idosos. A prática de queimadas ainda é recorrente, pois a população ainda acredita que as queimadas é a maneira mais rápida para abrir áreas e aumentar a produtividade agrícola. (Muitas das ideias apresentadas podem ser introduzidas ao longo do desenvolvimento. Delimite as discussões mais importantes)

Historicamente, o desmatamento é utilizado pelos povos tradicionais para implantação das suas roças. Além disso, em 1970, o Governo Militar incentivou a ocupação da Amazônia, principalmente de sulistas, com o slogan “Ocupar para não entregar”. Nessa época, na abertura de florestas utilizava-se o machado e (Vírgula) posteriormente (Vírgula) esta área era queimada, pois acreditava que esta era a maneira mais rápida de abrir terreno e valorizar a propriedade. No entanto, esses ensinamentos foram passados para as próximas gerações, o que dificulta a redução destas práticas. Algumas creem que a fumaça afeta somente o outro e não a minha família(Reelabore as discussões apresentadas)

Em pleno século XXI, (Sem vírgula) existe o mito de que as cinzas favorecem aumento na produtividade agrícola, então será necessário aplicar menor quantidade de adubo na área. Porém, uma parte dos nutrientes permanece no solo e outra parte é volatilizada para a atmosfera e após três anos, a concentração desses elementos no solo reduz como consequência da colheita das plantas (Reelabore). Por isso, observa-se atualmente, (Sem vírgula) um aumento na quantidade de áreas pastagens  (Problemas na construção de sentido) degradadas e propriedades subutilizadas. (Abordagem superficial das discussões)

Diante disso, conclui-se a queimadas e desmatamento é uma prática cultural brasileira (Problemas na construção de sentido). Portanto, recomenda-se que a Empresa Matogrossense de Pesquisa e Extensão Rural - EMPAER, órgão extensionista, elabore cursos práticos relacionados às técnicas existentes para aumentar a produção sem desmatar novas áreas. Além disso, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA deverá investir em fiscalização das queimadas no Brasil. Com isso impõe-se a sociedade um ambiente equilibrado e vida saudável (Vírgula) e também o dever preservá-lo para os (Problemas na construção de sentido) presentes e futuras gerações.

Comentários do corretor


As ideias precisam ser delimitadas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200