- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 14/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Floresta Amazônica é de extrema importância para todo o mundo, abrigando uma imensa biodiversidade e garantindo o equilíbrio ambiental. Com a Revolução industrial a ideia de superprodução foi consolidada na sociedade, nesse contexto, o grande número de desmatamento é motivado pela geração de lucros, pondo o meio ambiente em perigo. Cabe analisar a influência do atual governo na fiscalização da floresta e a conscientização das pessoas através da mídia em relação aos riscos da falta de cuidados. (Reestruture as discussões iniciais. Garanta a progressão de sentido)

Em primeiro lugar, a atuação da Floresta Amazônica na natureza é essencial de modo que, (Sem vírgula) garante a vida da fauna e flora. A umidade produzida por suas árvores formam rios flutuantes que ao serem precipitados asseguram que não haja regiões secas. Suas espécies são significativas para a produção de remédios, havendo a possibilidade de encontrar a cura para doenças em seus nutrientes. Além disso, são usadas na produção de alimentos e diversos produtos. (Apenas expõe dados, não articula)

Em relação ao parágrafo anterior (Evite esse tipo de construção), segundo o IPAM, Instituto de Pesquisa Ambiental, a quantidade de focos de calor é 60% superior à média dos últimos três anos registrados no mesmo período. A exploração dos recursos da Amazônia está interligada à necessidade de consumo, (Sem vírgula) que ameaça o equilíbrio do meio ambiente e a vida das espécies. Além disso, após a prática do desmatamento a área é queimada para ‘’limpeza’’ do solo, porém essa ação arrisca outras regiões da floresta e emite gases poluentes para a atmosfera como o CO2, Dióxido de Carbono, consequentemente agravando o aquecimento global. (Reestruture as ideias apresentadas. Desenvolvimento superficial)

Portanto, é necessário que o Poder Judiciário, utilizando satélites que mostram os locais de desmatamento, fiscalize áreas irregulares certificando o cumprimento das leis já existentes que protegem a preservação da Amazônia. Dessa forma, assegura a estabilidade do meio ambiente e previne novos focos. Do mesmo modo, é imprescindível que a mídia, uma vez que possui poder de influência sobre as massas, promova a importância do cuidado na Floresta Amazônica alertando a população acerca da perda de suas riquezas naturais. Logo, garante a proteção dos recursos naturais oferecidos pela floresta, beneficiando a todos. (Proposta superficiall)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais articuladas. Reestruture e delimite as ideias que serão abordadas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200