Floresta Amazônica: Importância Mundial - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 14/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Após a Revolução Industrial e a consolidação do Capitalismo, o consumismo passou a controlar o mundo, assim a utilização de recursos naturais consequentemente aumentou, agravando a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. A Floresta Amazônica é o ambiente de maior biodiversidade do planeta que ultimamente vem sofrendo processo de queimadas e desmatamentos por empresas e fazendeiros, para fins lucrativos. (Reestruture as discussões iniciais. Melhore a construção de sentido))

Entre as principais causas das queimadas na região Nordeste é o uso das áreas para o plantio , que por meio da falta de fiscalização, essa justificada pelo Governo á necessidade de verba, facilita os incêndios abusivos (Como assim? Reestruture essa ideia).Segundo a pesquisa feita pelo "O fundo mundial para a natureza" (WWF, sigla em inglês) (Vírgula) cerca de 20% da Floresta Amazônica "sumiu" nos últimos 50 anos, um grave problema já que as árvores dessa área servem como um "umidificador" para o país, tendo em vista que elas utilizam a umidade vinda do Oceano Atlântico e devolvem o vapor da água para o ar, causando chuvas em muitas regiões do Brasil. (Reelabore as discussões apresentadas)

Atualmente o aquecimento global é um problema debatido por muitos pesquisadores e cientistas.Um dos motivos de seu acontecimento se deve ao fato da liberação de gás carbônico ao ar pela queima de combustíveis fósseis. As árvores funcionam como antídoto a essa problemática, uma vez que elas utilizam o CO2 para a realização da fotossíntese, no qual favorece para a diminuição dessa gás na atmosfera.Dessa maneira a destruição da Floresta Amazônica contribui para acelerar o aquecimento global, ocasionando o derretimento de geleiras e aumento da temperatura. (Relacione mais as ideias apresentadas)

Perante os argumentos (Evite esse tipo de construção), é preciso haver a preservação da Floresta Amazônica e impedir o desmatamento e queimadas na região.Assim (Vírgula) cabe ao Governo realizar projetos para arrecadação de fundos, como o "Fundo Amazônia", que possuía a Alemanha e a Noruega como principais financiadores, porém barrado pelo presidente brasileiro.Dessa maneira utilizar a verba para melhorar a fiscalização das áreas queimadas (Vírgula) a fim de evitá-las. Também é necessário que a mídia realize campanhas publicitárias com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das Floresta Amazônica e seus impactos ambientais, tendo como ideia diminuir a taxa de incêndios no Nordeste (Como assim? Reveja as informações apresentadas). Com essas propostas teremos (Evite ideia de primeira pessoa) um futuro melhor e saudável para a próxima geração, não só no Brasil mas em todo o planeta.

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas e delimitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200