Todos os desmatamentos na amazônia são de origem humana, isso se deve ao fato das pessoas irem em busca de terras para de apropriarem, do mesmo modo, daqui a 40 anos a floresta amazônica estará completamente desmatada (Reelabore essa ideia). Além disso, a floresta amazônica ajuda a amenizar o aquecimento global. Portanto, há que se avançar quanto a esse assunto. (Reelabore as discussões iniciais. Formule a tese)
Acerca da busca por terras, (Sem vírgula) verifica-se que as pessoas cometem crimes ambientais apenas com o intuito de se expandir, assim, (Sem vírgula) resolvem atacar a floresta amazônica de modo que consigam uma parte da terra, resultando no desmatamento.. (Discussões superficiais)
Percebe-se ainda que as queimadas ocorrem, (Sem vírgula) uma vez que as pessoas queimam a terra para melhorar o cultivo, isto é, a terra é queimada e assim é possível fertilizar o solo com os nutrientes das cinzas, sendo este um ato proposital pelo ser humano. Dessa forma, entende-se que as queimadas também ocorrem através de um cigarro que possa ter caído no chão, por um pessoa que estava visitando a floresta, acarretando em uma queimada. (Reelabore e articule as discussões apresentadas)
Ainda nesse sentido, (Sem vírgula) a floresta amazônica cuida do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) clima, assim como a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) biodiversidade, amenizando o aquecimento global e agindo diretamente na nossa (Evite ideia de primeira pessoa) fauna e flora. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Pelo exposto, pode-se afirmar que os desmatamentos e as queimadas na floresta amazônica, (Sem vírgula) são consequências dos atos cometidos pelas pessoas. Assim sendo, a fim de garantir a preservação, cabe ao governo, por meio de punições mais severas e um monitoramento mais rigoroso em frente a qualquer ação relacionada a floresta amazônica (Problemas na construção de sentido). Para finalizar, uma forma de conscientizar a população, (Sem vírgula) seria por meio do greenpeace, onde realizaria propagandas de conscientização, motivando as pessoas a ajudarem em movimentos a favor da floresta amazônica. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões estão desenvolvidas de maneira superficial, por isso precisam ser reestruturadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |