Topo
pesquisar

Desertar

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 13/09/2019

PUBLICIDADE

A maior floresta tropical do mundo tornou-se notícia global e colocou o Brasil em destaque sobre seu antigo problema ambiental: o desmatamento da Amazônia. A Floresta Amazônica possui suma importância para o mundo devido vasta expansão e biodiversidade. Contribui com as chuvas e torna-se um umidificador do planeta através de sua transpiração vegetal. (Apresente a tese)

Recentemente, foi publicado um vídeo nas redes sociais em que a floresta aparece sendo consumida pelo fogo. O vídeo viralizou e alastrou gerando discussões e repercutindo até nos governos do exterior. No entanto, ainda não foram detectadas a real causa do incêndio, mas a Amazônia possui altas taxas de queimadas que são provenientes do desmatamento, cujo processo é a destruição da floresta pelos homens. (Abordagem superficial do tema. Reelabore as ideias apresentadas)

O desmatamento inicia-se com cortes de árvores com viés de exploração madeireira e (Vírgula) posteriormente, é colocado fogo neste terreno. Caso seja plano, será utilizado para plantação (Vírgula) e se houver elevação será utilizado para o pasto. Cabe ressaltar que os motivos apresentados não seguem necessariamente esta ordem, podendo ocorrer isoladamente a técnica agrícola ou pecuária. (Desenvolvimento superficial das discussões apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A queimada de vegetação ocorre por ser fácil e de baixo custo, na qual favorece inicialmente a renovação do solo, mas as consequências ao longo prazo gera a degradação ao ser exposto diretamente a chuvas, a perda de nutrientes essenciais para o crescimentos das plantas, a eliminação da biodiversidade animal e vegetal (Vírgula) e o aumento do efeito estufa. (Desenvolvimento superficial. Reestruture e articule mais as ideias)

É imprescindível a inclusão de novas políticas de fiscalização e controle, tais como a cobrança de imposto rural e o fechamento do mercado para a carne ilegal como meios de dizimar as ações humanas, evitando que o desmatamento inconsequente e em grande escala transforme a maior floresta tropical do mundo em um deserto. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, porém superficiais. Delimite e reestruture as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola