A floresta amazônica é um local (Reelabore essa ideia) que possui uma vasta biodiversidade e variados recursos como, por exemplo, plantas medicinais estudadas na fitoterapia, além de contribuir no equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta terra. Mas por que a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) vem sofrendo um desmatamento acelerado nessas últimas décadas? (Reestruture as discussões apresentadas, pois estão superficiais)
Nos últimos trinta anos o desmatamento da floresta amazônica vem aumentando de forma rápida, tanto para a criação de gado, no plantio de grãos (Vírgula) e também na utilização da madeira para outros fins. Outra maneira de abrir espaço para a atividade pecuária é a realização de queimadas em grande escala, onde as quais acabam liberando CO2 numa grande quantia direto para a atmosfera. Embora a amazônia tenha a capacidade de absorver da atmosfera uma enorme quantidade de CO2 (Vírgula) com o desmatamento das árvores esse número vai diminuindo ao mesmo tempo que a liberação do dióxido de carbono aumenta. (Delimite e articule as ideias apresentadas)
Monitorar e controlar as derrubadas de árvores na amazônia é essencial para o impedimento do desmatamento, tanto como as operações de fiscalização. Outras medidas que devem ser adotadas são apoiar o uso sustentável da floresta, práticas melhores na agropecuária, restrição dos mercados para produtos relacionados a novos desmatamentos, assim como novas medidas políticas ambientais efetivas. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
As ideias precisam ser delimitadas e mais articuladas ao longo do texto, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |