O desmatamento da floresta amazônica

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 12/09/2019

PUBLICIDADE

A floresta amazônica é um local (Reelabore essa ideia) que possui uma vasta biodiversidade e variados recursos como, por exemplo, plantas medicinais estudadas na fitoterapia, além de contribuir no equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta terra. Mas por que a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) vem sofrendo um desmatamento acelerado nessas últimas décadas? (Reestruture as discussões apresentadas, pois estão superficiais)

Nos últimos trinta anos o desmatamento da floresta amazônica vem aumentando de forma rápida, tanto para a criação de gado, no plantio de grãos (Vírgula) e também na utilização da madeira para outros fins. Outra maneira de abrir espaço para a atividade pecuária é a realização de queimadas em grande escala, onde as quais acabam liberando CO2 numa grande quantia direto para a atmosfera. Embora a amazônia tenha a capacidade de absorver da atmosfera uma enorme quantidade de CO2 (Vírgula) com o desmatamento das árvores esse número vai diminuindo ao mesmo tempo que a liberação do dióxido de carbono aumenta. (Delimite e articule as ideias apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Monitorar e controlar as derrubadas de árvores na amazônia é essencial para o impedimento do desmatamento, tanto como as operações de fiscalização. Outras medidas que devem ser adotadas são apoiar o uso sustentável da floresta, práticas melhores na agropecuária, restrição dos mercados para produtos relacionados a novos desmatamentos, assim como novas medidas políticas ambientais efetivas. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)

Comentários do corretor


As ideias precisam ser delimitadas e mais articuladas ao longo do texto, pois o desenvolvimento está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES