SOS Amazônia - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 11/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde o século XVI, com a chegada da colonização portuguesa, tem-se a ideia de que os recursos naturais brasileiros são infinitos. No entanto, é notório o crescimento de práticas agressivas ao meio ambiente, principalmente na Amazônia. Em pleno século XXI: desmatamento, queimadas e práticas intensas de agropecuária têm contribuído para a destruição da natureza, necessitando analisar a importância da preservação da Floresta Amazônica.

Em primeira análise, o aumento significativo do desmatamento e das queimadas têm contribuído para a redução da fauna e da flora, já que a impunidade por crimes ambientais também tem crescido significativamente. De acordo com dados divulgados pelo INPE ( Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ), houve crescimento de 278% do desmatamento da Amazônia no mês de Julho, (Sem vírgula) em relação ao mesmo mês do ano passado. Dessa maneira, é certo que, a cada ano, a Amazônia tem sido cada vez mais devastada, resultando na diminuição exacerbada de sua diversidade, vegetação, habitat de muitas espécies de animais e da fertilidade do solo.

Em uma segunda análise, a prática da agropecuária ilegal e o mau uso das áreas já devastadas, (Sem vírgula) vêm contribuindo para diminuição das riquezas naturais amazônicas. Segundo Franklin Roosevelt, a nação que destrói o seu próprio território, está destruindo a si mesma (Use aspas para demarcar a ideia de outrem). Paralelamente a isso, grande parte da destruição da Amazônia tem acontecido pela ganância de fazendeiros, prática de grilagem de terras, a não utilização de técnicas sustentáveis, gerando um mau uso das áreas já devastadas. Em consequências disso, os recursos naturais vêm diminuindo, principalmente espécies vegetais, responsáveis pela produção de grande quantidade de O2, importante para os seres vivos. Conveniente a isso, no dia 5 de Setembro é considerado o Dia da Amazônia, forma de conscientização acerca da importância de preservar esse recurso natural. (Delimite as discussões)

Portanto, é preciso que o Estado tome providências acerca da destruição dos recursos naturais da Amazônia, a fim de promover uma forma sustentável e inteligente se usufruir da natureza sem prejudicá-la. Dessa forma, para diminuir a prática de técnicas agressivas ao meio ambiente, o Governo deve intensificar a fiscalização em áreas de desmatamento, penalizando os responsáveis por prejuízos ambientais. Além disso, é preciso incentivar, por meio de políticas públicas e divulgação midiática, práticas sustentáveis de agropecuária e engajar consumidores sobre a importância da preservação da Amazônia, investindo em mais Unidades de Conservação Ambiental, garantindo maior proteção a esse recurso natural.. Assim, haverá preservação dessa importante riqueza e, como no século XVI, uma abundância de fontes naturais no Brasil. 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200