Desde o início da segunda revolução industrial o desmatamento atua como um dos principais problemas ambientais enfrentados pela humanidade. Esse quadro, atualmente, se faz presente em diversas partes do mundo, a exemplo no Brasil, onde a Amazônia, importante regulador da umidade global, tem seu território marcado por queimadas e desmatamentos constantemente. Desse modo, há no cenário atual, (Sem vírgula) a necessidade de uma maior preservação desse bioma que enfrenta problemas de natureza social, frente ao conformismo da população, e politica, tendo em vista a pouca efetividade das ações de fiscalização. (Bom parágrafo de introdução)
Em primeira análise, é importante destacar que a negligência da majoritária parte da população frente a problemas ambientais, (Sem vírgula) estimulam seu aumento. No seu livro, (Sem vírgula) "Grandes Sertão: veredas", Guimalhães Guimarães Rosa representa na fala do personagem Riobaldo- "o sertão sou eu"- uma íntima interação entre a natureza e o homem. Nesse sentido, relacionando os problemas ambientais a fala do escritor, é notório que o brasileiro não se enxerga como produto social da sua vasta natureza. (Como as discussões se relacionam com o tema? Reestruture e desenvolva)
Ademais, é mister destacar que a ausência de ações de fiscalizações mais efetivas, (Sem vírgula) possibilitam uma maior dificuldade de garantir a preservação da amazônia. De acordo com dados do instituto de tecnologia. No ano de 2019, a Amazônia teve, mais queimadas e mais alertas de desmatamento entre janeiro e agosto em 2019 do que o registrado no bioma nos mesmos períodos desde 2016. (Problemas na construção de sentido)Tais dados demonstram a intrínseca relação entre tais dados e a falha na fiscalização por parte das autoridades brasileiras. (Abordagem superficial das discussões)
Percebe-se, portanto, a necessidade da superação do estigma social do brasileiro, baseado ao conformismo, frente a tragédias, e um maior aumento das fiscalizações nesses locais. Cabe, dessa forma, ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), (Sem vírgula) investir em uma maior fiscalização e efetividade na punição frente ao desacato, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma maior consciência social desde a base, para que cada individuo cresça respeitando e se entendendo como produto social da natureza. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto as ideias precisam ser reelaboradas e mais articuladas, de modo a evitar lacunas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |