- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 11/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

     A sociedade moderna  vive uma constante evolução, que por meio de recursos naturais, muitas vezes (Vírgula) deixam de lado o fato de que há um desgaste por parte dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). Hodiernamente, quando se trata do desmatamento nas florestas brasileiras, percebe-se que o problema está cada vez mais fora de controle. O que pode ser facilmente evidenciado e agravado, seja pela pouca fiscalização no corte ilegal da madeira, seja pela falta  de controle das empresas no que é produzido anualmente. 


      Em primeiro plano, (Sem vírgula) vale ressaltar que nos últimos 10 anos, (Sem vírgula) cerca de 40% da Floresta Amazônica foi vítima de desmatamento, sendo nítida a falência de seus recursos. O qual está relacionado à pouca vigilância, onde em que a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) deveria ser feita para que problemas como este não viessem a ter acontecido. Um problema  que poderia ser evitado se as autoridades responsáveis estivessem atentas, retardando ilegalidade nos cortes. (Reelabore as discussões apresentadas)


      Segundamente (Reestruture), é bem notório  que as empresas estão evoluindo, e consequentemente as gastos e a exploração estão na conta. Os recursos naturais sofrem drasticamente com este desequilíbrio na produção do homem, (Sem vírgula) que tem como objetivo, (Sem vírgula) suprir uma sociedade consumista e muitas vezes inconsequente. Quanto mais as pessoas consomem, mais as empresas gastam recursos na produção de material, tornando a natureza uma vítima que não pode se defender. (Reestruture as discussões apresentadas, pois a abordagem está superficial)


       O desmatamento é obviamente algo a ser combatido, sendo que é um dos principais problemas ambientais decorrentes (Reelabore essa construção). Infere-se portanto (Redundância), que na busca por acabar com esta problemática, (Sem vírgula) é necessário que o Governo entre com projetos de combate, investindo em bases de fiscalização q que possam minimizar o corte de madeira ilegal. Os deputados devem aprovar leis mais severas a este tipo de crime. É necessário que haja um projeto de reflorestamento, pois esta é uma carência do meio ambiente. Ainda há tempo, e que pensemos (Evite ideia de primeira pessoa) como Confúcio, " O sábio envergonha-se dos seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir". (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As ideias apresentadas precisam ser delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200