Preservar - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 11/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Preservar a floresta amazônica das queimadas e desmatamento é dever imperativo que não deveria nem ser discutido (Reelabore essa ideia). É responsabilidade para seres humanos que têm respeito pelo planeta. É prioridade que não deveria ser flexionada por nenhum outro interesse. Infelizmente, um retrocesso tem se consolidado quanto a estes objetivos por três fatores: o descaso do governo, o abuso do capitalismo e o não reconhecimento das riquezas amazônicas. (Discussões pertinentes, porém precisam ser delimitadas e mais articuladas)

O governo que traz consigo uma responsabilidade oficial pelo cuidado com os recursos naturais tem entendido que afrouxar as regras do desmatamento e não fazer vista grossa com as queimadas vai garantir o desenvolvimento (Reelabore essa ideia). Se os números a respeito do desmatamento são altos, o próprio governo os questiona e é capaz de demitir o presidente do instituto que apresentou tais resultados. Se algum país quer intervir para ajudar no combate ao desmatamento é levantado o discurso da soberania nacional. Mas será que se mantém essa soberania quando se trabalha contra o próprio país? (Reestruture e delimite as discussões apresentadas)

Quanto ao abuso do capitalismo, este tem confrontado a proposta de desenvolvimento sustentável que seria crescer zelando pelos recursos do planeta. Na Amazônia, o agronegócio quer se beneficiar com o prejuízo da natureza. Se o governo consente com a prática, falta limites para quem quer apenas faturar. Sem consciência ambiental, qualquer lucro que ferisse a natureza deveria ser considerado erro. (Reelabore as discussões)

E (Vírgula) por fim, falta reconhecer a riqueza da floresta amazônica. Riqueza diferente do lucro capitalista, mas também riqueza. Tanta flora e fauna, algumas ainda nem registradas (Reestruture). O ecossistema que existe ali influencia em outras partes do país e também do mundo. Algumas pesquisas que começaram a ser desenvolvidas a partir dali - como remédios para controle da pressão arterial - podem beneficiar o mundo todo. São muitos recursos que o desmatamento e a queimada não podem dizimar. (Reelabore e articule mais as discussões apresentadas)

Portanto, os desmatamentos e as queimadas são injustificáveis. A importância de preservar os recursos naturais da Amazônia deve ser prioridade diante de qualquer desenvolvimento econômico. Deve-se garantir a preservação em prol do país, do mundo, do futuro e das próximas gerações. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas para evitar uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     420


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200