[Redação sem título]

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 10/09/2019

PUBLICIDADE

A atual devastação da floresta amazônica, que vem ocorrendo excessivamente nas últimas décadas por conta das queimadas e desmatamentos desenfreados, evoca a questão da Mata Atlântica, intensivamente devastada nos séculos XVI, durante a colonização do Brasil, e XX, por conta da extração da madeira para a produção de manufaturados e dos minérios no solo, provocando a sua quase extinção. De maneira idêntica ao que ocorreu na Mata Atlântica, não foi dada pelo Estado, nem pela sociedade brasileira (Vírgula) a verdadeira importância à erradicação de tais processos destrutivos na Amazônia.

Por conta de sua grande biodiversidade, a Amazônia é alvo de agropecuaristas, caçadores, extrativistas e empresas, (Sem vírgula) que almejam seus produtos, animais e solo. E por isso, (Sem vírgula) realizam, em sua maioria, atividades ilegais para a obtenção dos tais. Imagens de satélites revelaram que foram desmatados 18% do total da área da floresta amazônica durante três décadas, de 1985 a 2019, equivalente a 1,6 estados de São Paulo, segundo estudo do projeto Mapbiomas. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)

Por sua vez, o número, contabilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de focos de incêndio florestal de janeiro a agosto de 2019 é de 7.155 focos, 84% maior que em relação ao mesmo período do ano de 2018. Porém, o aumento dos incêndios em 2018, (Sem vírgula) se deve à ação humana e não a fatores climáticos. E o governo brasileiro não tem dado a devida importância à preservação da Amazônia, visto que 99,5% dos recursos do Fundo Amazônia, que financia tais recursos investidos no combate e prevenção de incêndios e desmatamentos na Floresta Amazônica, são doados por empresas estatais européias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, os desastres ambientais ainda hoje são perdurantes e perseverantes na pós-modernidade brasileira devido à  inoperância do Estado e mornidão social.Concomitante a isso, é imprescindível uma participação maior da sociedade civil, em parceria com as escolas, disseminar conhecimento e formar cidadãos conscientes por meio de palestras  e extracurriculares na forma de fomentar o espírito de zelo para com o ecossistema e garantir sua preservação, com o escopo de alcançar uma saciedade harmônica e ecológica. E também se mostra necessários a formação de agentes e pontos fiscais que protejam a Amazônia e aplique indenizações com vista a uma comunidade sustentável. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto algumas ideias precisam ser mais articuladas para evitar lacunas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES