Alerta do meio ambiente ! - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 10/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É de conhecimento geral que a floresta amazônica é a maior floresta tropical do mundo , e que seu bioma apresenta uma variedade de espécies , destacando-se principalmente na fauna e na flora . Segundo pesquisas ,o número de queimadas sofreram um aumento de 70% desde de 2013. Isto gera várias consequências ,como por exemplo , o aumento do aquecimento global, com a poluição. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)

Pode-se mencionar , (Sem vírgula) que segundo os dados do Programa de queimadas do INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o número de queimadas aumentou 70% desde 2013. Com isto , pode se destacar as regiões da Amazônia em primeiro lugar , e o cerrado em segunda colocação (Melhore a construção de sentido). Porém (Vírgula) diferentemente do cerrado que ,(Sem vírgula) sofre uma extrema seca no mês de setembro , a Amazônia é uma região úmida ,oque o que não justifica tal situação , visto que nessa época do ano as queimadas crescem por conta do clima e o cerrado apresenta umas das regiões com mais números. (Delimite e articule mais as discussões apresentadas)

Ademais,o bioma amazônico possui uma variedade de espécies de plantas e animais. Com isso a sua importância está no equilíbrio ambiental , as árvores ajudam a diminuir a poluição mundial , e as plantas são de grande ajuda para a produção de medicamentos .Contudo , as queimadas ,segundo os fazendeiros (Vírgula) servem para “limpar” o terreno , (Sem vírgula) e desenvolver as atividades pecuaristas, e as grandes prejudicadas são as árvores, plantas, animais e etc , causando um impacto ambiental mundial. (Abordagem superficial das discussões. Delimite e reestruture as ideias apresentadas)

Portanto (Vírgula) com os problemas abordados , o Governo ,nas últimas semanas ,tem enviado a FAB (Força Aérea Brasileira), (Sem vírgula) e alguns militares israelenses , segundo o G1.com , para alguns locais com mais focos de incêndios . Contudo o Governo deve investir economicamente nesta região , visto a sua importância , que uma vez destruída pode prejudicar o comércio brasileiro,relações exteriores, e sobretudo , (Vírgula) elevar ainda mais o aquecimento global . Porém cabe também a sociedade a colaborar com campanhas , (Sem vírgula) e ajudar na preservação das matas ,lutando contra aqueles que querem fazer o uso dela para fins agrícolas,visto que a sua biodiversidade é importantíssima para o bioma brasileiro. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões abordadas precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200