Problema antigo - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 10/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A partir de 1500, no período do “descobrimento” do Brasil, iniciou-se no país a exploração do pau-brasil, principal matéria-prima disponível naquela época. Consequentemente houve uma enorme destruição da Mata Atlântica, que hoje ocupa aproximadamente apenas 13% do território brasileiro. Embora tenha se passado muito tempo desde esse fato histórico, ainda hoje a sociedade não consegue compreender a importância de salvar áreas ameaçadas, como a área da floresta amazônica. (

A expansão da fronteira agrícola foi um dos principais fatores que influenciaram na degradação da floresta amazônica. Tendo em vista que o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de grãos, carnes e outros produtos alimentícios, foi necessário que áreas fossem desmatadas para a criação de espaços que comportassem todo o processo de produção. (Abordagem superficial das discussões)

Hans Jonas, filósofo alemão, afirmava que os seres humanos deveriam agir com responsabilidade em relação à natureza, sempre pensando nas futuras gerações. Embora muito importante, seu pensamento ainda não é difundido na maior parte da sociedade brasileira, que insiste em não se preocupar com os efeitos que a destruição é capaz de causar, entre eles pode-se destacar a extinção de espécies da fauna e flora nativa, causando um sério desequilíbrio no ecossistema. 

Diante disso, pode-se concluir que são necessárias políticas mais efetivas de fiscalização em áreas ameaçadas, assim como uma maior punição em casos de exploração ilegal. Além disso, é preciso que a mídia, principal meio formador de opiniões, seja incentivada pelo Governo com o fim de informar e conscientizar a população, que sabendo da importância da floresta se mobilizará e buscará protegê-la. A destruição da natureza deve ficar apenas no passado. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Discussões pertinentes, no entanto as ideias precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200