A floresta amazônica detém a maior diversidade de animais e plantas do mundo, e influencia o regime de chuvas do todo o sul do continente americano, mas mesmo diante de sua importância, (Sem vírgula) vem sendo ameaçada por queimadas e desmatamento. (Reestruture e desenvolva mais as discussões iniciais)
Atualmente na mata tropical, (Sem vírgula) encontram-se cerca de 45 mil espécies de plantas e animais, muitos dos animais localizados na região, (Sem vírgula) estão ameaçados de extinção por conta da caça, além da ameaça dos caçadores, os bichos ainda sofrem com o desmatamento e queimadas que forçam os animais a fugir, os levando as rodovias, ocasionando mortes por atropelamento, segundo um estudo da Universidade Federal da Amazônia (UFAM), entre os anos de 2017 e 2018, morreram 101 felinos silvestres nas rodovias brasileiras. (Delimite e articule mais os argumentos apresentados)
Para além do risco de ceifar a vida dos animais, os ataques aos arvoredos diminuem a quantidade de água liberada pelas árvores na atmosfera, água que é transportada pelas correntes de ar para toda américa do sul, proporcionando as chuvas necessárias, sem as chuvas não é possível produzir muitos alimentos, pois com a seca muitas coisas (?) se perdem, ocasionando a alta dos preços e agravando a fome das pessoas de baixa renda. (Reestruture as ideias apresentadas. Abordagem superficial)
Portanto a preservação da floresta amazônica é essencial para a manutenção da vida, diante disso é preciso reformar o código florestal, (Sem vírgula) criando novas áreas de conservação, e junto a isso, (Sem vírgula) ampliar o sistema de vigilância no combate à destruição, seja a causada pelo fogo ou pela desarborização. (Reeabore a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois a abordagem está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |