- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 10/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A bandeira brasileira tem, entre suas cores, o verde que enaltece a fauna e a flora brasileira, mostrando um orgulho do povo quanto ao meio ambiente. Entretanto podem-se questionar tal orgulho dos brasileiros quando a Amazônia, uma das maiores florestas da terra (Melhore essa ideia), que abriga um ecossistema riquíssimo e uma enorme variedade de espécies sofreu com uma enorme tragédia em 2019; (Ponto final) As queimadas, (Sem vírgula) que colocaram em risco este meio ecológico tão importante para o mundo. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as ideias apresentadas)

Tais queimadas são reflexo da sobreposição dos interesses econômicos sobre a preservação da terra, pois após o desmatamento da vegetação, uma queima dos “ restos” de vegetação do solo ocorrem para favorecer o plantio de grandes agricultores ou pecuários afetando drasticamente parte da floresta que simplesmente deixa de existir. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões apresentadas)

Além disso, remoção da mata nativa afeta o ciclo das chuvas resultando num ambiente seco que favorece a propagação do fogo causando enormes incêndios, contribuindo para o desmatamento da floresta e a emissão de gases poluentes provenientes das grandes queimadas afetando diretamente o aquecimento global e o efeito estufa do planeta terra. (Desenvolvimento superficial)

Portanto as conseqüências das queimadass e desmatamentos na floresta acaba por afetar o mundo inteiro, dando visibilidade a um problema antigo, a preservação do meio ambiente. Diante disto, vistas tragédias (Reelabore) para a vida na terra decorrentes do descaso com o meio ecológico, necessita-se de políticas mais rígidas em relação a preservação ambiental, principalmente no Brasil que detém o maior patrimônio ecológico do mundo, e acerca deste priorização de uma exploração consciente que favoreça a economia do país, porém visando acima do lucro, (Sem vírgula) o planeta para as próximas gerações. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois evitará um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200