A bandeira brasileira tem, entre suas cores, o verde que enaltece a fauna e a flora brasileira, mostrando um orgulho do povo quanto ao meio ambiente. Entretanto podem-se questionar tal orgulho dos brasileiros quando a Amazônia, uma das maiores florestas da terra (Melhore essa ideia), que abriga um ecossistema riquíssimo e uma enorme variedade de espécies sofreu com uma enorme tragédia em 2019; (Ponto final) As queimadas, (Sem vírgula) que colocaram em risco este meio ecológico tão importante para o mundo. (Problemas na construção de sentido. Reestruture as ideias apresentadas)
Tais queimadas são reflexo da sobreposição dos interesses econômicos sobre a preservação da terra, pois após o desmatamento da vegetação, uma queima dos “ restos” de vegetação do solo ocorrem para favorecer o plantio de grandes agricultores ou pecuários afetando drasticamente parte da floresta que simplesmente deixa de existir. (Abordagem superficial do tema. Reestruture as discussões apresentadas)
Além disso, a remoção da mata nativa afeta o ciclo das chuvas resultando num ambiente seco que favorece a propagação do fogo causando enormes incêndios, contribuindo para o desmatamento da floresta e a emissão de gases poluentes provenientes das grandes queimadas afetando diretamente o aquecimento global e o efeito estufa do planeta terra. (Desenvolvimento superficial)
Portanto as conseqüências das queimadass e desmatamentos na floresta acaba por afetar o mundo inteiro, dando visibilidade a um problema antigo, a preservação do meio ambiente. Diante disto, vistas tragédias (Reelabore) para a vida na terra decorrentes do descaso com o meio ecológico, necessita-se de políticas mais rígidas em relação a preservação ambiental, principalmente no Brasil que detém o maior patrimônio ecológico do mundo, e acerca deste priorização de uma exploração consciente que favoreça a economia do país, porém visando acima do lucro, (Sem vírgula) o planeta para as próximas gerações. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas, pois evitará um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |