A floresta amazônica vem sofrendo há muito tempo com o desmatamento e as queimadas. Alguns enxergam essas práticas como uma ação necessária ao suprimento das necessidades do ser humano, outros veem como um dos maiores problemas ambientais da atualidade. (Reestruture e articule mais as discussões iniciais)
As principais consequências estão relacionadas ao meio ambiente. Ao desmatar, compromete toda a biodiversidade da área. Espécies de fauna perdem seu habitat e espécies da flora podem entrar para a lista de ameaças a extinção, causando assim um enorme desequilíbrio ambiental. (Desenvolvimento superficial. Articule mais as ideias apresentadas)
De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), dados apontam que no mês de julho de 2019 o desmatamento aumentou em 278% comparado a julho do ano anterior. E isso tem gerado preocupação, pois a amazônia é responsável pelo equilíbrio ambiental do mundo todo. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Portanto, medidas precisam ser impostas para minimizar esse problema. É essencial que o governo desenvolva campanhas de preservação ambiental, (Sem vírgula) através dos meios de comunicação. Assim, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) preservar a floresta amazônica que há tempos vem sofrendo. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Desenvolvimento superficial das discussões apresentadas, pois a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |