Topo
pesquisar

A floresta amazônica pede socorro

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 10/09/2019

PUBLICIDADE

Adotada pela ONU (Desenvolva a sigla) desde 1948, a Declaração Universal dos Direito Humanos visa a garantir o respeito à dignidade humana. No Brasil, entretanto, muitas vezes, (Sem vírgula) tais garantias, (Sem vírgula) não são verificadas em relação ao desmatamento e queimadas na floresta amazônica, uma realidade que a cada dia assusta os brasileiros. Nesse cenário, convém analisar as principais causas e consequências dessa problemática no país. (Reestruture e articule mais as discussões iniciais)

O desmatamento é uma prática que acontece no Brasil desde o seu "descobrimento" pelos portugueses. Esse comportamento iniciou-se com a exploração do pau-brasil, uma planta nativa usada pelos índios para a fabricação de corantes. Hoje, com a falta de fiscalização por parte do Governo Federal, aquelas atrocidades crescem desenfreadas por empresas clandestinas (Reelabore e articule mais essa ideia). Além de desmatar, o homem também coloca fogo no bioma mais biodiverso do mundo, levando várias espécies de seres vivos a extinção e a saúde humana em risco.

Segundo dados do jornal O Globo, nos últimos dez anos foram descobertos por pesquisadores biólogos vários desmatamentos irregulares e focos de incêndio na floresta para a obtenção de lucro fácil no mercado, onde consequentemente, (Sem vírgula) leva ao aquecimento global desordenado, desequilíbrio da cadeia alimentar e perda da biodiversidade. Desse modo, é inadmissível que em pleno século XXI, (Sem vírgula) o Brasil ainda tenha impactos tão negativos devido ao problema da floresta amazônica. (Evite discussões superficiais ao longo do texto)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sendo assim, o desmatamento e as queimadas representam uma ameaça concreta a todos os cidadãos que figuram como vítimas do seu legado. Nesse sentido, o Governo do Estado deve fazer fiscalizações mais rigorosas e punir com longas prisões e multas as empresas que cometem tais ações. Além disso, a sociedade deve ir às ruas em favor da preservação do bioma, pois pressões populares sempre funcionam. Espera-se (Vírgula) com isso, que a população viva com mais tranquilidade, dignidade e saúde. (Reformule a proposta de intervenção)


 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas, delimitadas e mais articuladas, pois evitará um desenvolvimento superficial das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola