Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 10/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diante de um cenário de destruição e exploração predatória originada pela ação antrópica, é evidente que a floresta amazônica pode deixar de existir num futuro não muito distante. Sendo assim, é saliente averiguar: o domínio humano na utilização de desmatamentos e queimadas, e a importância da preservação da floresta amazônica. (Desenvolva mais as discussões iniciais)

Indubitavelmente, o homem aprendeu a dominar a fauna e a flora por questões de sobrevivência, inteligência e, também, por ganância. Todavia, por toda a História da humanidade (Vírgula) se observa que, (Sem vírgula) todas as suas conquistas por terras e por poder, (Sem vírgula) têm fortes traços de exploração da natureza de forma desordenada e desenfreada. Desta forma, fica evidente que a visão antropocêntrica exercida pelo homem é capaz de destruir, sem nenhum domínio da razão, toda a natureza da qual ele é totalmente dependente. Comumente, esse fato é observado na destruição da floresta amazônica: pelo desmatamento e pelas queimadas. Sendo esses um dos piores destruidores do maior bioma brasileiro por questões econômicas e capitalistas. Posteriormente, essas atitudes implicam na preservação dessa área florestal cujo o porte de espécies é tão diverso. (Ideias pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais articuladas)

Outrossim, a floresta amazônica tem grande importância para o equilíbrio ecológico de todo o planeta Terra. Além de abranger boa parte do território brasileiro, ela é responsável por estocar uma grande quantidade de gás carbônico nas suas árvores. Também é observado que na floresta a grande variedade de plantas que têm utilidade na fabricação de medicamentos (Melhore a construção de sentido). E, ainda, o seu território é o habitat de vários seres vivos que estão ameaçados de extinção. Não somente por este ângulo, mas também muitas espécies que ainda não foram descobertas pelos biólogos e cientistas. Então, fica evidente que a preservação dessa floresta sul-americana é importantíssima para a vida de todos os seres daquela localidade e, também, para todos ops habitantes desse Planeta. (Reestruture e delimite os argumentos)

Em síntese, todos os atos atrozes e criminosos que o homem faz à Amazônia de forma irresponsável e gananciosa é de caráter desprezível em contraste com significância que ela representa (Evite esse tipo de construção). Desta forma, o Governo Federal deve promover medidas para punir os criminosos que cometerem esses crimes  (Melhore essa construção) com uma fiscalização mais competente do Ibama e também de órgãos responsáveis pela sondagem dessa região, como o IMEP. Também fica de encargo da mídia denunciar esses crimes para que possa conscientizar e promover uma visão crítica da população. Assim, por esses meios (Vírgula) ficaria evidente que esse problema seria amenizado e a floreta amazônica continuaria proporcionando todos os seus benefícios. (Reestruture e delimite as discussões para formular a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes ao tema, no entanto as ideias precisam ser delimitadas e mais articuladas para evitar o excesso de informações. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200