No prelúdio do século XXI, a preservação da floresta amazônica é uma das questões que o Brasil foi convidado a administrar,debater e resolver.Nesse sentido,os impactos ambientais resultantes da relação homem e natureza se torna um empecilho para conservação da floresta.Seguindo essa realidade,o despertar de olhares sobre sua gigantesca biodiversidade e potencial econômico coloca-a na ira do setor agropecuário (Vírgula) principal responsável por sua destruição. (Relacione as discussões iniciais com o tema proposto)
Tomando como norte a relação do homem versus natureza, a Amazônia se torna vítima da prática exploradora de seus recursos que age e vista (?) do desatamento (Vírgula) sendo este manejado pelo aumento da queimadas.Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve um aumento de cerca de 82% do número de queimadas em comparação ao mesmo período do ano passado, sendo até mesmo superior ao registrado em 2010.Partindo dessa verdade,o então direito assegurado pela Constituição na preservação da floresta amazônica é amputado pelo abismo entre a proteção ambiental e e as práticas nocivas ao meio ambiente. (Delimite e articule mais as discussões apresentadas)
Considerada a dádiva natureza brasileira (Melhore a construção de sentido),a floresta desperta interesse devido seu potencial econômico em ingerência de sua exuberante biodiversidade.Partindo dessa ótica,a intenção de ganhos imediatos a custa da derrubada da floresta remete as práticas do expansionismo da fronteira agropecuária principal ameaça (Melhore a construção de sentido).Logo,as práticas de devastação resulta do mau planejamento de ocupação e desenvolvimento genuíno e sustentável da região. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)
Nessa perspectiva,a importância de preservar a floresta amazônica é fundamental para equilíbrio ecológico do planeta.Portanto, para que alternativas concretas sejam efetivadas é necessário a atuação do governo, ONGs (Desenvolva a sigla) e mídia. O governo por meio do Ministério do Meio Ambiente (Vírgula) em parceria com as ONGs (Vírgula) deverá promover ações afirmativas que por meio das metas estabelecidas pela Política Nacional de Mudança do Clima que preveja a redução dos níveis de desmatamento em 20% no período de 15 anos (Melhore a construção de sentido).Ademais,a mídia deve vincular campanhas de proteção ambiental que através de atos plausíveis incentive a sociedade fazer denúncias sobre as práticas ilegais de devastação da floresta amazônica.Somente assim, (Sem vírgula) a preservação será um caminho a ser seguindo na proteção da dádiva. (Evite construções clichês. Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |