Nas últimas semanas, notícias sobre as queimadas na Amazônica têm circulado por todos os meios de comunicação no Brasil e no mundo. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Muito tem-se discutido sobre as causas e consequências dos incêndios que estão devastando a maior floresta tropical do mundo, a qual quem tem 60% do seu território localizado no Brasil. (Não compreende a estrutura do texto)
Em primeiro lugar, deve-se identificar as causas dessa problemática situação. Segundo Carlos Nobre, cientista e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados de São Paulo, as queimadas são frutos do processo de desmatamento alarmante que vem acontecendo na Amazônia, processo esse que inclui a retirada de árvores e a queima de resquícios de vegetação remanescentes para "limpar" as áreas que posteriormente serão destinadas à agricultura. (Desenvolvimento limitado. Reestruture as discussões)
Por fim, as consequências do desmatamento exacerbado e das queimadas atingem diretamente o meio ambiente, a saúde e bem- estar das pessoas, visto que, (Sem vírgula) o gás carbônico decorrente do fogo é lançado na atmosfera terrestre contribuindo para o efeito estufa e consequentemente, (Sem vírgula) o aquecimento global. (Reestruture as discussões)
Em adição, esses danos ao ambiente natural, (Sem vírgula) coloca em xeque a bio-diversidade e dificulta a incidência de chuvas pois a floresta é a responsável pela ocorrência dos "rios no céu", advinda da evapotranspiração das folhas, o que pode acarretar na escassez de água potável. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Diante do exposto, é fundamental, a curto prazo, que o exército e a Força Aérea Brasileira sejam mobilizados a fim de conter o fogo por terra e com uso de hidroaviões. O Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ibama devem patrulhar a área florestal certificando o cumprimento das leis ambientais vigentes. (Não compreende a estrutura do texto)
A população também deve contribuir evitando consumir produtos de indústrias que não apresentam responsabilidade sócio-ambiental em sua produção para que notícias como as das últimas semanas não se repitam. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas ao longo do texto precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura dissertativa-argumentativa. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 370 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |