A Floresta Amazônica, uma das maiores riquezas do povo brasileiro, mas ainda vista e utilizada como um mero instrumento de lucro para a classe agropecuarista (Melhore a construção de sentido). Mesmo que a maior parte da população adquira consciência sobre a importância da Amazônia, tanto como patrimônio histórico e cultural, quanto para realização de pesquisas que beneficiarão a humanidade, basta um “pequeno” grupo de fazendeiros para acabar com tudo. (Reestruture as discussões iniciais)
Segundo dados do G1, o fogo “é parte de uma estratégia de limpeza do solo desmatado, para ocupação de terras pertencentes à união”, reforçando assim quem são os verdadeiros culpados pelo problema: os fazendeiros, e indiretamente, o Estado, que não toma as medidas necessárias de prevenção e remediação. (Desenvolvimento superficial das discussões)
Assim, cabe ao Governo Federal a destinação de mais recursos à instituições como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e Ipam (Instituto de pesquisa ambiental da Amazônia), viabilizando a utilização de mais equipamentos (como Drones por exemplo) e pessoal (Problemas na construção de sentido), consequentemente dando maior agilidade ao processo de identificar queimadas e as tentativas de ocupação do território. Deve o Ministério Público Federal (Vírgula) também, realizar investigações e prender os responsáveis – os que tirariam lucro daquele ato ilegal, não apenas os que estão literalmente no campo – , respaldando assim as atitudes de fiscalização e dando credibilidade e suporte à luta contra o desmatamento. (Reestruture as discussões apresentadas. Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reelaboradas e delimitadas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |