- Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 10/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Floresta Amazônica, uma das maiores riquezas do povo brasileiro, mas ainda vista e utilizada como um mero instrumento de lucro para a classe agropecuarista (Melhore a construção de sentido). Mesmo que a maior parte da população adquira consciência sobre a importância da Amazônia, tanto como patrimônio histórico e cultural, quanto para realização de pesquisas que beneficiarão a humanidade, basta um “pequeno” grupo de fazendeiros para acabar com tudo. (Reestruture as discussões iniciais)

Segundo dados do G1, o fogo “é parte de uma estratégia de limpeza do solo desmatado, para ocupação de terras pertencentes à união”, reforçando assim quem são os verdadeiros culpados pelo problema: os fazendeiros, e indiretamente, o Estado, que não toma as medidas necessárias de prevenção e remediação. (Desenvolvimento superficial das discussões)

Assim, cabe ao Governo Federal a destinação de mais recursos à instituições como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) e Ipam (Instituto de pesquisa ambiental da Amazônia), viabilizando a utilização de mais equipamentos (como Drones por exemplo) e pessoal (Problemas na construção de sentido), consequentemente dando maior agilidade ao processo de identificar queimadas e as tentativas de ocupação do território. Deve o Ministério Público Federal (Vírgula) também, realizar investigações e prender os responsáveis – os que tirariam lucro daquele ato ilegal, não apenas os que estão literalmente no campo – , respaldando assim as atitudes de fiscalização e dando credibilidade e suporte à luta contra o desmatamento. (Reestruture as discussões apresentadas. Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e delimitadas para evitar um desenvolvimento superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200