Um novo futuro é possível - Banco de redações


Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Enviada em: 05/09/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Peter Singer, (Sem vírgula) afirma em seu livro “Libertação Animal” que a única dieta aceitável é a vegetariana (Como essa discussão se relaciona como texto?) . Pois bem, neste ano de 2019, até o mês de setembro, o Brasil apresentou aumento de 60% nas queimadas, ou seja, focos de calor na Amazônia, comparado ao mesmo período dos últimos três anos. Estas queimadas são decorrentes de locais desmatados, para criação de gado e agricultura. Prática ultrapassada, a qual ameça a preservação da amazônia. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema ambiental de contornos específicos, em virtude de descaso político e falta de conscientização da população. (Delimite e reestruture as discussões iniciais)

Primeiramente, o Brasil possui uma legislação relativamente bem desenvolvida para proteção da Amazônia. Porém, não existe o comprimento efetivo desta. O governo federal alega falta de verba para isto e outros fins. Mas quando foi para renovar os recursos do fundo Amazônia, (Sem vírgula) preferiu desacorda-se com Alemanha e Noruega, principais investidores do fundo, que auxilia na preservação da floresta. (Desenvolvimento limitado das discussões apresentadas)

Ademais tem a conscientização da população, (Sem vírgula) que, numa boa parcela, vive em um modelo de consumo que faz obrigatório o consumo diário de carne. Sem se importar se a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) é advinda de um pasto desmatado na amazônia. Estas pessoas, no geral, desconhecem, primeiro exemplo exemplo, o fato da Amazônia ser responsável por boa parte das chuvas no sudeste e centro-oeste do Brasil, evitando as terríveis secas. Isto se dá pela evapotranspiração das árvores. Segundo exemplo, que reforça a importância da Amazônia: as queimadas liberam CO2 (dióxido de carbono) responsável pelo agravamento do aquecimento global. (Reestruture as discussões apresentadas. Delimite as ideias)

Portanto, para a preservação da Amazônia urge que o governo federal reveja seus posicionamento e volte a garantir recursos estrangeiros para cuidar da Amazônia, com isto, invista mais em fiscalização ambiental evitando queimadas e desmatamentos. Finalizando, cabe ao ministério da educação, meio ambiente e agricultura realizarem campanhas de conscientização da população, junto às escolas, por meio de palestras de nutricionistas e profissionais afins sobre o impacto da nossa alimentação, principalmente de carne, e hábitos em geral para o meio ambiente, somente assim formaremos (Evite ideia de primeira pessoa) cidadãos capazes de manter o planeta Terra habitável para as próximas gerações. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais articuladas, pois isso evitará um desenvolvimento superficial das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200