Repensando conceitos

Banco de Redações

Tema: Desmatamento e queimadas: a importância de preservar a floresta amazônica

Redação enviada em 05/09/2019

PUBLICIDADE

Um dos biomas que mais sofrem com a ação humana negativa, a Amazônia se vê em uma problemática que envolve sua vitalidade (Problemas na construção de sentido). Desmatamento e queimadas se tornaram cada vez mais recorrentes, fazendo com que a preocupação se tornasse presente, pois está em ''jogo'' um dos maiores berços de biodiversidade do planeta. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Analisando o histórico, os seres humanos tenderam e tendem a colocar seus interesses em primeiro plano perante o meio ambiente, tudo como forma de obtenção e maximização do lucro. O setor agropecuário e madeireiro são exemplos de alguns que se enquadram na questão em discussão. Por outro lado, existem pessoas que têm uma ótica diferente em relação ao meio ambiente, como a norte-americana Dorothy Stang, que para defender a Amazônia desse tipo de acontecimento virou uma ativista e passou a residir em solo amazônico, mas, devido novamente ao já falado interesse econômico  (Evite esse tipo de construção) acabou sendo assassinada a mando de um fazendeiro que via nela uma grande ameaça. É preciso divulgar que existe um potencial ainda não explorado na Amazônia e que está em risco quando o ser humano não dá a merecida importância, como a Dorothy o fez. Difusão de informações em canais de comunicações ou através do ensino escolar se mostram alternativas que levam a um ganho de adeptos a defesa da natureza. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e delimite as discussões)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma maior consciência ecológica leva ao entendimento da riqueza que a natureza proporciona, levando a um cuidado perante ela. É necessário a preservação para que possamos (Evite ideia de primeira pessoa) gozar de suas riquezas para então um maior equilíbrio ecológico, respaldando-se nas palavras do filosofo Aristóteles (Dois pontos) ''Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso''.

Posto isso, a real situação em que a Amazônia se encontra deixa evidente que sua potencialidade bio-diversa (biodiversa) se encontra em zona de perigo, por causa, dentre outras ações das queimadas e dos desmatamentos (Problemas na construção de sentido). Majoritariamente os motivos são falta de consciência e de conhecimentos por parte da população de forma geral de que o dinheiro não supera a vida, usando de veículos de disseminação dessas concepções consegue-se uma harmonização homem-natureza. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reelaboradas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES